Sambistas da Império Serrano homenageiam Roberto Ribeiro

18/11/2008 16:29:42 - Jornalista: Andréa Lisbôa

Alex Ribeiro, Monarco e Décio Carvalho estarão nesta quinta-feira (20), às 20h30, no Teatro Municipal de Macaé, com a bateria, mestre-sala, porta-bandeira, e baianas da Escola de Samba Império Serrano. O show “Todo Menino é um Rei – Tributo a Roberto Ribeiro” com ingresso a preço promocional, R$1, homenageia esse compositor e intérprete de samba, que fez história na música popular brasileira.

O projeto de valorização da MPB, mais especificamente do samba carioca, é apoiado pela Fundação Macaé de Cultura por meio do edital público de seleção de projetos culturais a serem realizados neste ano, o Ação Macaé Cultural 2007. O “Todo Menino é um Rei” foi um dos quinze selecionados entre os 70 inscritos no ano passado.

“Todo Menino é um Rei” pretende fechar em ritmo de festa as ações culturais contempladas pelo edital Ação Macaé Cultural 2007, primeiro no interior do Estado do Rio de Janeiro e que está sendo considerado política pública de referências por gestores culturais das esferas municipal, estadual e federal.

Puxador oficial da Império de 1974 a 1981, Roberto Ribeiro é nascido em Campos dos Goytacazes. Em 2006, sua esposa Liette Maciel, registrou a trajetória do artista no livro "Dez anos de saudade" e decidiu reviver sua obra com o projeto “Todo Menino é um Rei”, título de um de seus maiores sucessos.

Do repertório do show constam canções que marcaram a carreira de Roberto Ribeiro, como "Acreditar", "Estrela de Madureira", "Malandros Maneiros", "Fala Brasil" e "Amor de Verdade". O trabalho de Roberto foi distinto por abrir espaço para sambas de todos os tipos, afoxés, ijexás, maracatus e outros ritmos africanos, que celebraram as comemorações no município pelo Dia da Consciência Negra (20).

O Boi Pintadinho fez parte da infância de Roberto Ribeiro, que participava da tradicional festa em Campos e freqüentava a Escola de Samba Amigos da Farra nesse município. Apaixonado por futebol, ele chegou a treinar no Fluminense, mas desistiu depois de apresentado por Liette, irmã do compositor Jorge Lucas, à escola de samba de Madureira.

A Fundação Macaé de Cultura abriu esta semana inscrições para seleção de projetos a serem executados em 2009, o Ação Macaé Cultural 2008. Desta vez aceitando inscrições apenas de pessoa jurídica. O edital, o formulário e o anexo encontram-se disponíveis no site www.culturamacae.com.br, link downloads. O período de inscrição, previsto para 31 de dezembro foi prorrogado para 05 de janeiro, em virtude dos feriados.