Sambódromo e Jardim Vitória ganham embelezamento com árvores nativas

31/05/2010 13:39:58 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Somente no Sambódromo já foram plantadas cerca de 100 espécies

Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sambódromo de Macaé ganhou embelezamento com o replantio de árvores nativas. O reflorestamento do logradouro público, onde, durante o Carnaval, são realizados os desfiles das Escolas de Samba de Macaé e dos Bois Pintadinhos, está sendo realizado pela Prefeitura, através dos técnicos da secretaria de Meio Ambiente. As árvores, que são oriundas da Avenida Evaldo Costa também estão ornamentando o Jardim Vitória.

- São mais de 300 árvores adultas que retiramos do canal da Avenida Evaldo Costa (antiga ciclovia Airton Sena), no bairro Sol y Mar, por causa das obras de macrodrenagem que estão sendo feitas naquele local. As árvores estão sendo remanejadas aos poucos, na medida em que as obras do canal avançam e replantadas com o cuidado devido, garantindo a integridade das espécies vegetais para que as mesmas revivam noutros logradouros. Assim, contribuímos com o reflorestamento regional e com o paisagismo -, disse o engenheiro florestal e coordenador de Arborização da Semma, Flávio Sayão.

Somente no Sambódromo já foram plantadas cerca de 100 espécies que visam manter a qualidade dos corpos hídricos, do ar, do solo e de tudo o que proporciona um meio ambiente sustentável, além disso, no próximo Carnaval as árvores já estarão oferecendo sombra à população que irá frequentar o local no período momesco e servindo de abrigo à fauna da região.

Jardim Vitória – Cerca de 40 ruas e avenidas do Jardim Vitória foram contempladas com as árvores da Evaldo Costa. “O bairro está recebendo revitalização com o replantio de 100 árvores e melhoria paisagística com a poda que estamos fazendo em algumas ruas que já possuem árvores”, disse o coordenador de equipe Jorge Navarro.

Vantagens do plantio de árvores – As praças, ruas e avenidas arborizadas, contribuem para a retenção de materiais poluentes. Quando o ar poluído passa pela copa das árvores, diminui a velocidade, permitindo a deposição das partículas sobre a superfície das folhas. Outra vantagem é que as folhas das árvores absorvem gases tóxicos como o dióxido de enxofre e de carbono. As árvores são usadas também para a recuperação das matas ciliares, nascentes e áreas de restinga e para fazer o reflorestamento de áreas degradadas.

- Os benefícios sociais de uma arborização urbana são vistos no equilíbrio climático, mas, o controle da poluição não é o único resultado. Uma boa arborização também ajuda a saúde física e mental da população. E o paisagismo bem feito aumenta o valor das propriedades, pelo conforto e beleza, gerando benefícios ambientais e turísticos – acentuou o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.

Ele acrescentou que as áreas bem arborizadas apresentam temperaturas mais estáveis e em geral mais frescas. As árvores trazem a água do subsolo para a atmosfera, refrescam e tornam a umidade relativa do ar mais apropriada para os seres humanos. Quanto à Avenida Evaldo Costa, Vaz garantiu que após a obra de macrodrenagem ela será reurbanizada com arborização.