Sana e Horto: prefeitura construirá cinco pontes

18/01/2018 15:29:00 - Jornalista: Janira Braga Figueiredo

Foto: Ana Chaffin

Estruturas vão contribuir para mobilidade de moradores, agricultura familiar e crescimento do turismo

Cinco novas pontes serão construídas pelo Governo Municipal. O contrato entre a Prefeitura de Macaé e a empresa vencedora da licitação, a Intersea Ambiental, já foi foi licitado e a ordem de serviço para o início das obras de quatro destas pontes, as destinadas ao Sana, será emitida, ainda neste mês. A Secretaria Adjunta do Interior, ligada à Municipal de Infraestrutura, conduzirá o processo. Quatro pontes serão construídas no distrito do Sana ao longo deste primeiro semestre. A quinta será Horto e começa em fevereiro. O contrato prevê, ainda a recuperação das cabeceiras.

De acordo com o secretário do Interior, Jocimar Gomes, o Boca, do portal do Sana para o Arraial serão três pontes. A quarta é dentro do Arraial, sobre o Rio Sana. "As obras são necessárias para melhorar o acesso de moradores e turistas à localidade, além de contribuir com a agroeconomia", conceituou o secretário.

Todas as pontes terão duas fases de trabalho: fabricação e montagem. Serão de estrutura metálica, em substituição das atuais, de madeira, e terão capacidade de 30 toneladas cada. Serão quatro meses totais de obra. Fiscais da Secretaria Adjunta de Obras vão acompanhar todo o procedimento de construção. A chamada ponte do tabuleiro do camping fica na estrada principal do distrito e terá 4,5 metros de largura por 6,6 metros de comprimento.

A ponte comunidade da Boa Sorte será construída no mesmo itinerário, da Barra ao Arraial. Terá seis metros de largura por 6,6 metros de comprimento. A ponte Larica terá cinco metros de largura por 6,6 metros de comprimento, também da Barra ao Arraial. A ponte sobre Rio Sana será a maior, com 15 metros de comprimento por cinco de largura, dentro do Arraial do Sana, ligando à Cachoeira Peito do Pombo.

- Essas intervenções representam melhoria para os produtores rurais locais, como os de banana e de mandioca, que têm na agricultura a principal fonte geradora de renda. Os moradores da Serra terão mais tranquilidade e segurança nas travessias e o turismo também ganha, com o aumento de visitação aos atrativos naturais da região serrana - ressaltou Boca.

Obra da ponte do Horto começa em fevereiro

A obra da quinta ponte, a do Horto, será executada na antiga Estrada Macaé-Glicério pela empresa AL Construção Ltda ME, que começa a sondagem do local na segunda-feira (22) para conferir a resistência do solo. Os trabalhos iniciam em fevereiro e a previsão é de três meses de obra. A estrutura será metálica, em substituição à composição de madeira que hoje atende ao local, e irá contribuir para a mobilidade de moradores - o bairro registra expressivo crescimento demográfico nos últimos cinco anos.