Sanapa discute visitação turística e cria câmara de procedimento agrícola

28/05/2010 14:34:13 - Jornalista: Lourdes Acosta

A terceira reunião ordinária do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa) foi realizada nesta quinta-feira (27), na unidade do Macaé Facilita do Sana. Conduzida pelo presidente do conselho e secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz e pelo secretário do Sanapa, Márcio Nascimento.

O evento contou com a presença do diretor de saneamento da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Carlos Mariano, do chefe do grupamento ambiental da Guarda Municipal da secretaria de Ordem Pública, Madison Nazareno, de representantes da secretaria Municipal de Trabalho e Renda, das Subsecretarias de Agricultura e Turismo e de entidades do segmento da sociedade civil.

Durante o encontro, os conselheiros discutiram, entre outros assuntos, propostas apresentadas por representantes da associação de moradores e proprietários do Vale Peito de Pombo, que preocupados com a conservação da biodiversidade sugeriram uma mudança na resolução 004 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), no que tange ao inciso I do artigo 2°, que normatiza a visitação aos pontos turísticos da microbacia hidrográfica do córrego Peito de Pombo, no Distrito do Sana, ao número máximo de 400 pessoas por vez.

No entendimento do segmento, o número de visitantes por vez nas trilhas e cachoeiras, pode comprometer e degradar o meio ambiente. “Além disso, permite que centenas de pessoas transitem pelas propriedades causando desconforto”, disse um proprietário, sugerindo que o critério para visitação seja de 400 pessoas por dia e que os esportes sejam permitidos desde que monitorados.

O presidente do Sanapa, Maxwell Vaz, com a aprovação dos conselheiros, solicitou aos representantes da associação que fizessem um documento ao Commads fundamentando a exposição dos motivos para que o Conselho de Meio Ambiente possa fazer uma emenda modificativa à resolução.

Câmara Técnica - Outra proposta sugerida nesta quinta-feira foi feita pelo representante da subsecretaria de Agricultura e Abastecimento, Rogério Valença. Trata-se da formação de uma nova câmara técnica, intitulada “Uso de vegetação para manejo da fertilidade natural dos solos da APA do Sana”.

Segundo Valença, o objetivo da câmara é “definir procedimentos para garantir a realização de uma prática tradicional de uso agrícola dos solos (pousio florestal seguido de cultivo), além de promover gerenciamento dos recursos florestais”. A câmara que cria o procedimento agrícola correto foi votada pelos conselheiros e aprovada por unanimidade.

Os participantes discutiram ainda a substituição das instituições faltosas, conforme reza o novo regimento interno do Conselho da APA do Sana e fixaram um prazo de 30 dias para que sejam oficialmente regularizadas.

Participaram da reunião, além do poder público, a ONG Pequena Semente e as associações de moradores e proprietários do Vale Peito de Pombo, Amaglosorte, Acaets e associação das Pousadas

Distrito do Sana - Com aproximadamente 2.500 moradores, o Sana é o sexto distrito de Macaé. Possui cerca de 800 residências, das quais 300 estão no Arraial do Sana, o centro comercial do distrito. Sua economia, antes baseada na agricultura, está aos poucos sendo voltada para o setor de turismo. O ecoturismo é a base da economia, junto com a agricultura. O maior desafio para o Sana é desenvolver o turismo sustentável, respeitando o meio ambiente, sua maior riqueza.