Sanapa: Primeira reunião do ano mobiliza moradores

05/02/2009 18:02:39 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Reunião foi realizada nesta quinta-feira e contou com participação expressiva de moradores e de secretários municipais

A primeira reunião do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa) reuniu nesta quinta-feira (5) secretários municipais, lideranças locais, moradores e um representante do Legislativo macaense. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo e presidente do Sanapa, Maxwell Vaz, dirigiu a reunião que foi realizada no auditório da agência do Macaé Facilita. O presidente do Sanapa acatou a proposta dos conselheiros para a criação de uma câmara técnica para elaboração de um Plano Estratégico de Turismo no Sana, sexto distrito de Macaé.

Participaram da reunião, além de funcionários da Fiscalização de Posturas, o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Alex Moraes, acompanhado do subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, do subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, do coordenador de Defesa Civil, capitão Eric Schuler, do engenheiro agrônomo da subsecretaria de Agricultura, Darlim Grativol (representando o secretário), do chefe do grupamento ambiental da Guarda Municipal da secretaria de Ordem Pública, Madison Nazareno e o vereador Danilo Funke (PT).

- Essa câmara técnica será formada por representantes da secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Defesa Civil e Desenvolvimento Econômico; associação de moradores; da Ong Pequena Semente; da coordenadoria das Unidades de Conservação da secretaria de Meio Ambiente e representante do Legislativo, explicou Maxwell Vaz.

Entre as propostas debatidas nesta quinta-feira, o presidente do Conselho Gestor da APA do Sana apontou as demandas mais urgentes: combater o som alto dos veículos; a presença de salva-vidas nas cachoeiras do distrito; policiamento; limpeza e coleta de lixo; assistência social; retomar o levantamento e abordagem dos visitantes no Portal do Sana; a recolocação de um caixa eletrônico do Banco Itaú e enviar pedido a Anatel para a instalação de uma operadora de celular que deverá ser devidamente licenciada.

- Temos demandas bastante expressivas e urgentes. Como presidente do conselho vou enviar essas demandas para cada uma das secretarias respectivas, são questões necessárias, algumas emergenciais. Vamos monitorar e dar prazos, frisou Maxwell Vaz.

Sana recebeu mais de 50 mil visitantes em 2008

A Área de Preservação Ambiental do Sana foi criada em 2001, pela Lei Municipal 2172. A criação da APA do Sana teve como objetivos promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais; além de preservar e proteger a fauna, a flora e as belezas naturais, como as elevações rochosas, cachoeiras e vegetação, e ordenar o processo de ocupação. A APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável dos Recursos Ambientais, e engloba toda a extensão do distrito, um total de 11,6 mil hectares.

Com aproximadamente 2.500 moradores, o Sana é o sexto distrito de Macaé. Possui cerca de 800 residências, das quais 300 estão no Arraial do Sana, o centro comercial do distrito. A economia do distrito, antes baseada na agricultura, está aos poucos sendo voltada para o setor de turismo. O ecoturismo é a base da economia, junto com a agricultura. O maior desafio para o Sana é desenvolver o turismo sustentável, respeitando o meio ambiente, sua maior riqueza.

Só em 2008, o distrito serrano de Macaé, recebeu 51.335 visitantes, de acordo com levantamento realizado pelos monitores da Ong Pequena Semente que fazem o acompanhamento de cada turista que visita as cachoeiras do Vale do Peito de Pombo. “Só de estrangeiros foram 602 de 42 países diferentes. Da Argentina vieram a maior parte, 192, dos Estados Unidos da América, 62, Noruega, 56, da França, 39, e de muitos outros países. O acesso a pedra do Peito de Pombo também precisa ser controlado, assim como é necessária a instalação de banheiros públicos nas proximidades das cachoeiras”, observou Cristiano Matos, presidente da Ong Pequena Semente.

O subsecretário de Meio Ambiente destacou que os projetos para 2009 estão sendo concluídos. “Uma de nossas prioridades para o Sana e região serrana como um todo, é a recuperação das nascentes”, disse Henrique Emery.

- O turismo de negócios em Macaé já está consolidado, precisamos agora fomentar o turismo da região serrana de Macaé. Na próxima semana, será realizado em Glicério um campeonato de canoagem no Rio São Pedro, que reunirá grandes atletas desse esporte. Vamos fazer parcerias com órgãos como o Sebrae para a realização de cursos profissionalizantes para os moradores da região. Nos orgulha muito ter o Sana como um dos distritos de Macaé, com suas belezas e atrativos naturais, destacou Alex Moraes.

Carnaval - O subsecretário de Turismo informou que a agenda do Carnaval 2009 no Sana está sendo finalizada. “Hoje nos reuniremos com a comunidade para concluirmos essa programação que pretende ser popular, mas que não cause transtornos para a comunidade. Além disso, em termos gerais para o município, queremos resgatar o amor do macaense para Macaé. Mostrar aos moradores do município as belezas da sua terra”, disse Rosalvo Júnior.

Sistema de Alerta e Alarme - O coordenador de Defesa Civil, Eric Schuler, adiantou que deverá ser implantado um Sistema de Alerta e Alarme para o monitoramento das cabeças d’água, fenômeno comum em cachoeiras e rios durante os períodos de verão. “Juntamente com moradores do Vale do Peito de Pombo queremos implantar esse sistema que dará maior segurança aos turistas que visitam as cachoeiras do Sana. Além disso, nossa intenção é profissionalizar os voluntários do sexto distrito, que já fizeram cursos de treinamento com a Defesa Civil, para atuarem aqui”, informou. Também já foi acertada a ida para o Sana de dois guardas vidas do Corpo de Bombeiros durante o Carnaval e a Semana Santa para o suporte nos rios e cachoeiras.