Saneamento: começam obras de instalação da rede coletora da ETE Centro

24/04/2015 15:59:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

Granja dos Cavaleiros é o primeiro dos 23 bairros a ser beneficiado com a instalação da rede coletora

Com duas frentes de obras, a prefeitura de Macaé, através da Parceria Público Privada, (PPP), da qual fazem parte a prefeitura, a Odebrecht Ambiental e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), deu início à instalação da rede coletora de esgoto, na região da Granja dos Cavaleiros, avançando na implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto do Subsistema Centro.

A Granja dos Cavaleiros é o primeiro dos 23 bairros a ser beneficiado com a instalação da rede coletora, um dos passos para que a região possa contar com coleta e tratamento adequado de esgoto. As redes que estão sendo instaladas estão direcionadas à Estação de Tratamento de Esgoto, ETE Centro, cujas obras também já começaram na Linha Verde.

As ações são realizadas pela Odebrecht Ambiental e acontecem em dois locais do bairro, na Rua do Ipê e Avenida do Açude. Na Rua do Ipê, mais de 300 metros da rede coletora já foi instalado, com tubulação de PVC de 200 milímetros e seis metros de comprimento cada.

Homens e máquinas estão no local trabalhando de segunda a sexta-feira, numa ação que desperta a atenção de moradores, muito dos quais param para se informar sobre o está acontecendo e aprovam a ação, como José Manoel de Souza, residente na Granja dos Cavaleiros há mais de seis anos. “Não sabia o que estava acontecendo. Parei e perguntei e agora sei e só posso aprovar, já que é para o bem de todos e vai evitar que nossas águas continuem sendo contaminadas pelo esgoto. Macaé é uma grande cidade e merece ter o esgoto tratado”, falou o morador.

A segunda frente de obras acontece na Avenida do Açude, onde já foi iniciada a instalação dos cerca de 1000 metros de tubulação da rede coletora de esgoto. Para realizar a ação, a Odebrecht Ambiental, inicialmente, retira a pavimentação de paralelos que são recolocados quando a nova rede já está concluída.

Segundo informou o técnico de segurança, Renato de Oliveira Rocha, a nova rede será instalada até a empresa localizada após a esquina e vai descer até a rua principal, onde se localizam muitas empresas offshore e direcionada à ETE Centro.

Para o desenvolvimento do Subsistema Centro, a Prefeitura investe R$ 250 milhões, com a construção de 118 quilômetros de redes de esgoto, incluindo rede coletora, coletor tronco e linha de recalque. O projeto também prevê 57 Estações Elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar 300 litros por segundo (l/s).

Previstas para serem concluídas ao final de 2017, as obras serão realizadas nos bairros Granja dos Cavaleiros, Vale Encantado, Lagoa, São Marcos, Novo Cavaleiros, Glória, Cancela Preta, Riviera Fluminense, Sol y Mar, Jardim Vitória, Nova Macaé, Botafogo, Aroeira, Miramar, Visconde de Araújo, Campo D'Oeste, Novo Horizonte, Praia Campista, Costa do Sol, Alto dos Cajueiros, Imbetiba, Centro e Cajueiros.

As obras da ETE Centro já começaram e está prevista para a última semana de abril a montagem da estrutura pré-moldada do primeiro módulo de Tratamento da ETE Centro, com capacidade de captar e tratar 100 litros de esgoto por segundo. Até o final de setembro de 2015 o subsistema Centro estará beneficiando aproximadamente 40 mil pessoas.

Interdições de ruas

Por conta das obras, de segunda-feira (27) a sábado (02 de maio), das 8h às 18h, haverá interdições nas seguintes vias: Rua do Açude e Rua do Ipê (Granja dos Cavaleiros); rua Rodolfo David Gomes (Cancela Preta) e av. Pref. Aristeu Ferreira da Silva (Altura do nº 3508) e trecho próximo à pizzaria, na rua Anna Benedicta, no Bairro da Glória.

ETE Centro - Estação de Tratamento de Esgoto Centro

O Subsistema Centro contará com uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), erguida em terreno na Linha Verde em duas etapas. A primeira já começou e com a sua conclusão, prevista para o segundo semestre de 2015, a unidade será capaz de tratar até 100 l/s. Com a segunda etapa, prevista para 2017, a ETE Centro terá sua capacidade de tratamento ampliada para 300 l/s, beneficiando aproximadamente 120 mil pessoas.

A ETE Centro terá a mesma tecnologia empregada na ETE Mutum: o tratamento terciário, responsável pela redução do fósforo e do nitrogênio contidos no esgoto, que possibilita que o efluente seja devolvido à natureza mais límpido e livre dos elementos causadores da poluição. Outro grande benefício do tratamento terciário é a desinfecção do esgoto, por meio do sistema ultravioleta, com redução de agentes infecciosos presentes no efluente. Essa etapa é considerada como a prática mais segura para o controle de transmissão de doenças.


Fotos Relacionadas