Saúde amplia suas ações e serviços com inauguração de novas unidades

16/06/2008 10:38:35 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O ano de 2008 está sendo marcado pela implementação de diversas ações na área de políticas públicas de saúde em Macaé, considerada uma das prioridades da prefeitura. A secretaria Especial de Saúde já inaugurou novos serviços e iniciou diversas obras que tem como objetivo a melhoria de qualidade de vida da população. Na próxima semana, serão entregues as novas sedes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e da Unidade Básica de Saúde (USB) no bairro Imboassica.

Entre os serviços já em funcionamento, está o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com atendimento aos portadores de necessidades especiais, centro de esterilização, laboratório de prótese e oficina de recuperação, manutenção e reforma de equipamentos.

Outra unidade de destaque é o Centro Municipal de Reabilitação, implantado em janeiro deste ano com o objetivo de ampliar o número de atendimentos e serviços oferecidos pela coordenação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

O Centro Municipal de Reabilitação conta com os serviços de fisioterapia, além dos novos programas como o de fisioterapia respiratória, reabilitação vestibular e ATM (articulação temporo mandibular) em parceria com a coordenação de Saúde Bucal, RPG (Reeducação Postural Global), hidrocinesioterapia, como também atendimento fonoaudiológico e psicológico.

Os moradores da Barra de Macaé e adjacências também ganharam uma nova unidade a Unidade Básica de Saúde da Barra. O espaço além de abrigar os serviços do Núcleo de atendimento à Mulher (Nuam), que funcionava em um prédio menor, a nova unidade conta com atendimento de pediatria, odontologia e clínica geral. O ambulatório de odontologia funciona em horário especial de 8h às 20h.

Inaugurações – Na próxima semana, a população ganhará duas novas unidades. Na quarta-feira (18) o prefeito Riverton Mussi inaugura a nova sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Com uma área de 60 hectares, o local contará com serviços especializados e abrigo para animais de grande e pequeno porte. A unidade fica na RJ-168 (Rodovia do Petróleo),no quilômetro 10.

De acordo com o presidente do Fundo Municipal de Assistência aos Animais, Élcio Pontes foram construídos seis canis com capacidade para dez animais cada um. Na área onde funcionará o gatil foram instaladas 10 gaiolas individuais. E para os animais que apresentarem algum tipo enfermidade contagiosa também foram construídos dois canis de isolamento. Para os animais de grande porte foram instalados piquetes. Os profissionais irão contar com um novo laboratório de entomologia que irá analisar diversas doenças, como o diagnóstico de malária e leitura de larvas de insetos.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses também iniciará um trabalho para sensibilizar os proprietários de animais sobre a questão da posse responsável, pois muitos animais soltos nas ruas, que são recolhidos pelo CCZ, têm donos. “Ter um animal de estimação é assumir responsabilidades e custos, com alimentação e veterinário. As pessoas não podem simplesmente cansar do animal e colocá-lo na rua”, alertou a diretora técnica do centro Cristina Pereira.

Já no dia 19, os moradores do bairro Imboassica irão conhecer a nova Unidade Básica de Saúde, onde passarão a receber seus atendimentos. O espaço mais amplo e confortável contará com mais serviços, visando a descentralização das ações, oferecendo assim maior acesso da população a diversas especialidades sem precisar sair do seu bairro.

A nova sede contará com três consultórios, salas de preparo, curativo, vacina, farmácia e recepção. Atualmente a unidade básica de saúde do bairro conta com as especialidades de clinica geral, pediatria, serviço social e enfermagem, com a inauguração da nova unidade a comunidade terá ainda os serviços de odontologia e ginecologia. A construção faz parte do projeto de descentralização de diversas ações da secretaria Especial de Saúde.

O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha ressalta que os moradores do bairro Aroeira que hoje contam com uma equipe do Programa de Agentes Comunitário de Saúde (Pacs), em breve será transformada numa unidade do Programa Saúde da Família.

Obras – Entre as principais obras em andamento estão a reforma e adaptação do antigo Fórum, que abrigará o Hospital de Emergências Pediátricas. Dentro do projeto, estão previstas a instalação de seis consultórios, quatro enfermarias com um total de 28 leitos, sendo três para observação e dois para isolamento e sala de procedimentos invasivos.

A unidade também contará com salas de nebulização, imunização, curativos, posto de coleta, raio X e setores administrativo e de apoio. Anexo ao prédio, será construída a cozinha, refeitório, lactário e farmácia.

PSF – Numa parceria entre a prefeitura de Macaé e o Ministério da Saúde será instalada a Farmácia Popular do Brasil. O serviço funcionará anexo a nova sede do PSF Cajueiros, que esta sendo construída numa área própria. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade do atendimento e das instalações, possibilitando o aumento da oferta de serviços”, disse o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha.

A nova unidade do PSF Cajueiros, terá 478 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. Segundo Luiz da Penha, além dos serviços de fisioterapia, clínica geral, enfermagem e odontologia, a comunidade contará com atendimento de pediatria e ginecologia.

- O compromisso do governo municipal é oferecer cada vez mais serviços, dando desta forma um atendimento integral e resolutivo que tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida do cidadão -, disse.

A parte física contará com três consultórios médicos, duas recepções, um consultório odontológico, sala e consultório de fisioterapia, enfermagem e auditório com capacidade para 60 pessoas. A previsão é de que a obra esteja pronta no final do primeiro semestre.