Saúde: Aspas promove encontro de saúde mental

13/10/2009 15:48:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Coral do Aspas se apresentará durante o evento

Em comemoração ao Dia Internacional da Saúde Mental, a Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial da secretaria de Saúde, promove o Encontro de Profissionais de Saúde Mental.

O evento - que será realizado no próximo dia 20, a partir das 13h30 no auditório do Sindipetro - contará com a apresentação do grupo musical Harmonia Enlouquece. O grupo formado por pacientes do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, teve uma de suas músicas, intitulada “Sufoco da vida”, no disco da novela das oito, da Rede Globo, Caminho das Índias. O coral “Loucos pela vida”, do Aspas, que tem se apresentado em diversos eventos da cidade, fará a abertura do evento.

A colaboradora do Aspas, Regina Célia Nunes, explica que o objetivo do evento é reunir os profissionais para discutir os caminhos da reforma psiquiátrica. A rede municipal de saúde de Macaé possui diversos dispositivos através da Rede de Atenção Psicossocial formada por ambulatórios, CAPS, projetos e programas que visam desenvolver novos serviços e melhorar o atendimento a pessoas “diferentes”, consideradas loucas.

A associação foi criada há três anos e tem como meta a inclusão social dos usuários portadores de transtornos mentais. Atualmente, a Aspas conta com grupo de canto, oficina de jardinagem e culinária, além da promoção de eventos culturais. Todas as sextas-feiras o grupo - composto por usuários, familiares e profissionais - se reúne, sempre às 10h no Caps Betinho para traçar novas metas e avaliar as ações existentes.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever no Caps Betinho, na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro da cidade, ou através do telefone 2772-5005. Os participantes receberão certificado.

Programação:

Abertura: Apresentação do grupo de canto “Loucos pela Música”

Palestra: Apresentação da Aspas – Carlos Henrique Martins

Palestra: “O acolhimento na crise” – com o psiquiatra Thiago Mussi

Palestra: “Políticas públicas em Saúde Mental” Com Cláudia Tallemberg e Iracema Polidoro, da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica

Apresentação do grupo musical Harmonia Enlouquece