Saúde avalia a restruturação da rede de Alta Complexidade

04/02/2021 15:49:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Secretaria de Alta e Média Complexidade

Reunião desta quinta-feira (3) definiu projetos prioritários na estratégia de restruturação

A instalação do Banco de Leite, a ampliação do núcleo de hemoterapia e a construção do Centro Avançado de Emergência Neurocardiovascular de Macaé fazem parte da lista de projetos definidos como prioritários na estratégia de restruturação da rede de Saúde do município, para atendimentos de média e alta complexidade.

Os três projetos foram discutidos nesta quinta-feira (3) entre as secretarias adjuntas de Alta Complexidade e de Obras, e fazem parte das diretrizes estabelecidas pelo prefeito Welberth Rezende, ao priorizar a Saúde no plano dos 100 dias de governo.

A implantação do Banco de Leite resgata um processo aberto em 2018 e complementa a estrutura de maternidade e pediatria do Hospital Público Municipal. A proposta é que a unidade seja também uma referência de alimentação para bebês prematuros, além de ajudar a mães com dificuldades na amamentação.

“A instalação do Banco de Leite no HPM garante a estrutura eficiente para armazenar leite de mães que estão na maternidade do hospital, e de toda a cidade, que desejam doar. Com essa unidade podemos salvar vidas e elevar a imunidade de crianças recém-nascidas”, defende o secretário adjunto de Alta e Média Complexidade, Dr. Carlos Emir Júnior.

A criação do Banco de Leite também é acompanhada pela Coordenadora de Nutrição da Alta e Média Complexidade, Regina Cerbino.

O andamento dos projetos foi garantido pelo secretário adjunto de Obras, Felipe Pereira Bastos, com a supervisão da consultora técnica da secretaria, Alessandra Aguiar.

Hemoterapia

O projeto de instalação de um novo núcleo de hemoterapia tem como objetivo ampliar a capacidade da atual unidade de referência que hoje funciona em área do Hospital São João Batista. O novo espaço deve integrar serviços que são realizados pelo São João Batista e HPM.