Saúde Bucal implanta projeto inovador para crianças

02/07/2007 15:35:03 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Visando a implementação de novas ações na área de prevenção, a secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), através da coordenação de Saúde Bucal, implantou o projeto “Sorria Macaé”, que atenderá os alunos da rede municipal de educação com idade entre quatro e 12 anos, utilizando um método inovador e principalmente indolor.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Paulo Seady, trata-se de um projeto piloto que está sendo implementado na Escola Municipal Raul Veiga, no distrito de Glicério, que tem como objetivo o tratamento de dentes cariados, através do T.R.A (Tratamento Restaurador Atraumático).

Paulo Seady acrescenta que o tratamento não precisa ser feito no consultório odontológico. “Além de ser um método que tem aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o T.R.A não exige infra-estrutura voltada ao atendimento odontológico, equipamentos elétricos e sofisticados sistemas restauradores”, diz.

A primeira fase do projeto “Sorria Macaé” consta de apresentação do projeto aos diretores, professores e pais de alunos. Logo após, será feito levantamento epidemiológico e analise das necessidades dos alunos. Seguindo a metodologia de implantação serão efetuados procedimentos preventivos com realização de palestras com instrução de higiene oral, escovação supervisionada, aplicação de flúor e distribuição de kit para escovação.

Por ser um tratamento que utiliza poucos instrumentos, sem anestesia e sem dor, Paulo garante que a vantagem da técnica é que não assusta as crianças, sem uso de agulha e “motorzinho”.

Projeto – O Tratamento Restaurador Atraumático (T.R.A) é um método eficaz para controlar as lesões de cárie realizado no próprio ambiente escolar. O profissional utiliza instrumentos odontológicos simples manuais para remoção do tecido cariado. A restauração da cavidade é feita com material adesivo desenvolvido para esta finalidade.

O material adesivo restaurador - o cimento de ionômero de vidro - foi escolhido por se aderir à estrutura dental e possui ainda em sua composição o flúor, possibilitando a remineralização da dentina afetada.