Saúde capacita profissionais sobre aconselhamento em aleitamento materno

28/09/2009 09:12:33 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Arquivo Secom

Objetivo do evento é incentivar o aleitamento materno e qualificar os profissionais

Visando oferecer melhor e mais completo atendimento as gestantes do município, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira (28), no auditório do Hospital São João Batista, treinamento e capacitação sobre aconselhamento em aleitamento materno para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, entre outros funcionários da rede municipal. O objetivo do evento é incentivar o aleitamento materno e qualificar os profissionais.

- Todos os profissionais devem ter a preocupação constante na atualização e qualificação, para orientar as mães de forma correta no processo de amamentação, disse o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, acrescentando que, “o profissional trabalha diretamente com as gestantes e precisa saber quais são as melhores orientações que deve passar a elas”.

Segundo a fisioterapeuta do Núcleo de Atendimento da Mulher e da Criança (Nuamc), da Aroeira, Michelle Maia Monteiro, as nutrizes deixam de amamentar o bebê por falta de conhecimento, apoio e incentivo. Muitas mulheres não têm manejo clínico de amamentação. “A nossa missão é multiplicar e reciclar conhecimentos técnicos com os profissionais do Hospital São João Batista, estando aptos para orientar os pacientes”, falou.

A fisioterapeuta comentou ainda, que é realizado no Nuamc um trabalho em grupo de gestantes sobre aleitamento, partos e mitos sobre o assunto e quando é chegada a hora do parto, as mães estão orientadas e qualificadas sobre o cuidado do bebê. As mulheres que são orientadas no núcleo, levam as informações recebidas a outras nutrizes que acabaram de ter o seu bebê.

As palestrantes Michelle Maia Monteiro, Alessandra Pessoa Lopes e Silvana Zani Boni Félix, falam sobre a importância do aleitamento, e a oferta do leite materno no copinho, a posição correta de segurar o bebê, os mitos sobre o aleitamento e principalmente do apoio a nutrizes e o incentivo da amamentação nas primeiras 24 horas.

As profissionais reforçam que a amamentação tem força de alimento e de medicamento. Isso porque, segundo eles, o aleitamento materno garante nos primeiros seis meses de vida todas as vitaminas, proteínas, minerais e nutrientes necessários para o adequado crescimento e desenvolvimento do recém-nascido. Assim, dispensa o consumo de água, chá ou outro alimento antes dos seis meses. A amamentação estende suas vantagens até a idade adulta, prevenindo doenças como as cardiovasculares e a obesidade. Mas não só a criança sai beneficiada da amamentação. A mãe também.