Saúde continua atuando na área de prevenção

02/06/2008 14:59:47 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Realizando um trabalho diferenciado, através da adoção de políticas públicas de Saúde voltadas para a prevenção, a prefeitura de Macaé vem promovendo diversas campanhas de grande mobilização social. Ainda este mês, serão realizadas duas campanhas envolvendo as coordenações de Saúde Bucal e do Programa DST/Aids da secretaria Especial de Saúde (Semusa).

Inaugurado recentemente o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) será a unidade de referência da I Campanha de prevenção do câncer bucal. Segundo o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, o público alvo principal da campanha serão os pescadores e profissionais da área offshore, que vivem constantemente em situação de estresse e ficam expostos de forma continuada à luz solar, alguns dos fatores de risco.

- O nosso objetivo é alertar e conscientizar a população e os profissionais da Saúde sobre o câncer bucal, além de estimular a realização do auto-exame e de encaminhar para o devido tratamento os pacientes com lesões detectadas -, completou Paulo.

O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete, principalmente, tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são o vício de fumar cachimbos e cigarros, o consumo de álcool, a má higiene bucal e o uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais com menos de dois centímetros de diâmetro e indolores, podendo sangrar ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

Campanha – A outra campanha que será realizada pela Coordenação do Programa DST/Aids foi denominada como a I Campanha Municipal de prevenção e diagnóstico da hepatite.

De acordo com o médico do programa Edilbert Pelegrini, a hepatite pode ficar silenciosa por muito tempo, sem que a pessoa saiba que tem o vírus. A transmissão se dá pelo sexo sem preservativo e pelo sangue.

- Nos últimos anos, o foco central das campanhas nacionais era na Aids, agora buscamos verificar a realidade da hepatite B e C no município. As hepatites B e C são consideradas doenças silenciosas, pois os sintomas nem sempre aparecem. Para se proteger contra a infecção pelos vírus da hepatite B e C são necessárias precauções, como não compartilhar seringas, agulhas e outros objetos cortantes; usar preservativos nas relações sexuais; a gestante deve fazer o pré-natal, pois em caso de infecção a criança recebe a vacina ainda na sala de parto, e vacinar contra a hepatite B – alertou.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do programa DST/Aids oferece além do exame anti-HIV, os exames de hepatite B e C e sífilis.

Câncer – Com o foco voltado para a saúde do homem a Semusa, em parceria com as Lojas Maçônicas, realizou sua primeira campanha de prevenção com homens acima de 45, visando prevenir e diagnosticar o câncer de próstata.

A campanha superou a expectativa das instituições, em apenas um dia quase mil pessoas compareceram ao Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Todos os pacientes que apresentaram alterações em seus exames foram encaminhados para tratamento com especialistas para os procedimentos necessários.

Já as mulheres participaram da I Semana de prevenção do câncer de colo de útero de Macaé. O câncer do colo uterino se desenvolve lentamente e não apresenta sintomas na fase inicial. Quanto mais rapidamente for diagnosticada maior é a chance de recuperação da mulher e menores serão as complicações no tratamento.