Saúde: CTA itinerante atende no bairro Parque Aeroporto

22/07/2009 18:55:12 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Resultado do teste de HIV sai em no máximo 20 minutos

Com objetivo de ampliar o acesso e prevenção à população, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde e do Programa Municipal DST/Aids, realizou nesta quarta-feira (22), no bairro Parque Aeroporto, trabalho itinerante com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O evento aconteceu na sede da Ong Movimento da Diversidade Sexual e atendeu cerca de 50 pessoas.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento percorre diversas unidades de saúde, inclusive da região serrana de Macaé, levando todos os serviços de testagem e aconselhamento. São oferecidos para população os testes anti-HIV, hepatistes B e C e sífilis.

- Este trabalho faz parte do projeto educativo que o CTA vem desenvolvendo. O CTA, disponibiliza, enfermeiros, assistente social, técnico de enfermagem e psicólogo, para atuar nos atendimentos, como palestras, distribuição de preservativos e orientações, afirmou o diretor técnico do CTA, Luciano Pimenta Simas.

De acordo com o diretor técnico, a função do aconselhamento é trabalhar os riscos da contaminação, realizando um trabalho preventivo. No município de Macaé, jovens entre 14 e 29 anos tem o maior índice de contaminação.

Ele ressalta ainda que o resultado é entregue no máximo em 20 minutos, e tem 99% de acerto. Mas diferente dos exames realizados no próprio órgão, este serve apenas para detectar casos de HIV. É que no CTA, os exames são realizados diariamente e o material coletado serve também para diagnosticar casos de sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Desde a constatação do primeiro diagnóstico, em 1982, até junho de 2006, foram identificados cerca de 433 mil casos de doenças sexualmente transmissíveis no Brasil. Até a metade da década de 90, as taxas de incidência foram crescentes. Do total de casos, cerca de 80% estão concentrados nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

No próximo dia (5) de agosto, a partir das 9h às 16, o CTA estará na região serrana, no Hospital Municipal da Serra.