Saúde de Macaé avança com novos equipamentos de Raio-X digital

22/03/2024 12:49:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Jaqueline Carvalho

Os modelos irão modernizar o atendimento e garantir mais precisão e agilidade no diagnóstico dos pacientes.

Os investimentos em saúde continuam sendo prioridades em Macaé. A Prefeitura de Macaé está instalando novos equipamentos de Raio-X digital portáteis para o Hospital Público Municipal (HPM), que completa 20 anos nesta sexta-feira (22). Outras três unidades de Alta e Média Complexidade também já contam com novos equipamentos de Raio-X digital, como a UPAs do Lagomar e da Barra, que já estão em funcionamento há meses, e o Pronto Socorro de Imbetiba. O prefeito Welberth Rezende destacou que a proposta é modernizar o atendimento e garantir mais precisão e agilidade no diagnóstico dos pacientes.



“Os novos equipamentos são de última geração e no Pronto Socorro Municipal de Imbetiba, por exemplo, vai substituir um modelo que já funcionava no local há 24 anos e não atendia mais a demanda. Estaremos sempre trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento a nossa população, pois a saúde em Macaé é uma prioridade”, frisou o prefeito.




A secretária adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, informou que o HPM recebeu três equipamentos portáteis e o pronto socorro municipal de Imbetiba uma unidade fixa.



“Esse raio x digital traz qualidade para nossa saúde e no nosso diagnóstico, além de não gastarmos mais com revelação e, também, preservamos o meio ambiente. Os resultados são entregues em três segundos para os pacientes”, explicou a secretária.




Mayara acrescenta que o raio x digital portátil representa um avanço tecnológico importante na área da radiologia, proporcionando benefícios como mobilidade, qualidade das imagens, segurança dos pacientes, facilidade de armazenamento e compartilhamento de informações, sustentabilidade e eficiência no atendimento de saúde.

O Raio-X digital portátil representa um avanço tecnológico importante na área da radiologia, proporcionando benefícios como mobilidade, qualidade das imagens, segurança dos pacientes, facilidade de armazenamento e compartilhamento de informações, sustentabilidade e eficiência no atendimento de saúde. Após o treinamento das equipes na próxima semana, os equipamentos já estarão em funcionamento.

Vantagens dos equipamentos portáteis que farão parte do HPM: O novo Raio-X digital portátil traz uma série de benefícios e avanços significativos na área da saúde e da medicina. Algumas das principais vantagens e importâncias do raio x digital portátil incluem:

Mobilidade e praticidade: O raio x digital portátil permite que exames de imagem sejam realizados em diferentes locais, como unidades de terapia intensiva, leitos hospitalares, unidades de emergência e até mesmo em ambientes externos, facilitando o atendimento e diagnóstico rápido de pacientes em diferentes situações.

Redução da exposição à radiação: O raio x digital utiliza tecnologia avançada que permite a captura de imagens com menor dose de radiação em comparação com os métodos tradicionais de raio x, contribuindo para a segurança dos pacientes e profissionais de saúde.

Qualidade da imagem: O raio x digital oferece imagens de alta qualidade e resolução, facilitando a visualização e interpretação dos resultados, o que pode auxiliar os profissionais de saúde na realização de diagnósticos precisos e no planejamento de tratamentos adequados.

Armazenamento e compartilhamento de imagens: As imagens obtidas por meio do raio x digital podem ser armazenadas de forma eletrônica e facilmente compartilhadas entre os profissionais de saúde, agilizando o processo de diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Sustentabilidade e economia: O raio x digital elimina a necessidade de filmes radiográficos e produtos químicos para revelação, contribuindo para a redução do impacto ambiental e gerando economia a longo prazo.