Saúde do município em debate

03/08/2007 22:13:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Numa demonstração de exercício da cidadania, centenas de pessoas participaram na noite desta sexta-feira (03) da solenidade de abertura da VIII Conferência Municipal de Saúde, organizada pela Prefeitura de Macaé em parceria com a secretaria Especial de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde. O evento, que é realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, continua neste sábado.

O tema central da Conferência será “Saúde e Qualidade de Vida: Política e Desenvolvimento”. O evento abordará ainda os seguintes eixos temáticos: Desafios para efetivação do direito humano à saúde no século XXI e políticas públicas para a saúde e qualidade de vida; O SUS na seguridade social, o pacto pela saúde e a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde.

Durante a solenidade de abertura o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, ressaltou a importância da participação da comunidade no evento. “A Conferência Municipal de Saúde é o momento de grande relevância, de reflexão e discussão das questões que determinam e condicionam a situação de saúde no município e da organização dos serviços”, disse.

Na ocasião o secretário também fez a prestação de contas das deliberações aprovadas na VII Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2005. Das propostas aprovas 80% foram implantadas, 5% estão por implantar e 15% parcialmente implantadas. Um das ações de maior reflexão na saúde da população, foi a ampliação do Programa Saúde da Família. Em 2005, 45% da população era atendida pelo programa, atualmente este número é de 57,7%.

A secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde, Ana Cristina Silva Marques, salientou a importância da participação democrática dos gestores, trabalhadores e cidadãos em geral, no acompanhamento, avaliação e divulgação, bem como na reflexão e no debate sobre a saúde durante a Conferência. Ela lembrou ainda que propostas aprovadas neste sábado durante a plenária final serão encaminhadas para a Conferência Estadual e posteriormente a Nacional.

Representando o legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Macaé, o médico Eduardo Cardoso, ressaltou o comprometimento do profissional de saúde como fundamental para o avanço e melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

Após a solene de abertura, representado o secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde, Íris da Conceição, o integrante do Conselho Estadual de Saúde e articulador do Norte e Noroeste Fluminense, Urquilei dos Santos Pinheiro o falou da importância do conselho de saúde no controle social. “Está é a oportunidade que a comunidade tem para discutir e construir a saúde que o município deseja”.

Urquilei acrescentou que ao Conselho Municipal de Saúde compete avaliar a situação de saúde do município, bem como propor as diretrizes da política municipal de saúde. O conselho é composto por representantes dos usuários, em sua maioria, dos trabalhadores e do governo e de prestadores de serviços privados, todos da área de saúde, que vivenciam os problemas e necessidades do sistema público no seu dia-a-dia.