Saúde: Gripe A foi tema de sessão da Câmara

25/08/2009 16:17:06 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Secretário de saúde esclarece principais dúvidas sobre gripe A durante sessão da Câmara de Vereadores

O secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso, e as equipes técnicas da secretaria de Saúde e do Hospital Público Municipal (HPM) que estão atuando no monitoramento e controle da gripe A, participaram na manhã desta terça-feira (25) do grande expediente da sessão da Câmara Municipal, prestando esclarecimentos sobre a doença.

O secretário falou das principais ações adotadas, que tiveram total apoio do prefeito Riverton Mussi. Dentre as medidas tomadas antes mesmo do anúncio da Organização Mundial de Saúde de que a doença já era considerada uma pandemia, foi instituída a Comissão de Monitoramento da gripe, composta por profissionais de diversas instituições públicas e privadas.

Eduardo ressaltou ainda as peculiaridades do município, que diariamente recebe pessoas de diversas partes do mundo. “A partir daí tivemos que pautar nossas ações, de acordo com a realidade da cidade, visando oferecer um atendimento de qualidade e resolutivo para população”, disse, lembrando que Macaé foi a primeira cidade a oferecer o serviço de Disque-Gripe com atendimento 24 horas e com equipe treinada.

Na ocasião, o secretário falou da atual situação da doença no município, que encontra-se sob controle, mas com vigilância permanente. Ele ressaltou ainda a importância do processo de educação em saúde com informações à população e a capacitação dos profissionais, no processo para tentar conter a doença.

A diretora técnica do HPM, Márcia Amaral, acrescentou que foram internadas cerca de 80 pessoas no hospital com suspeita da doença, entre elas muitas gestantes que receberam todos os cuidados - todas saíram bem do hospital. Ela alertou ainda para a manutenção dos cuidados com a higiene além de evitar aglomerações, pois o vírus continua circulando.De acordo com a OMS o pico da doença vai até outubro.

Outro dado repassado pela equipe é de que do total de 107 notificações de casos suspeitos da doença atendidos no município, 14% são de pessoas de outras cidades. De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes as estatísticas apontam que os grupos mais atingidos são donas de casa (28%), estudantes (25%) e profissionais de saúde (15%).

Após a explanação, o secretário e sua equipe responderam às perguntas dos vereadores. Um dos questionamentos foi em relação a análise dos exames no Rio de Janeiro. O secretário explicou que o laboratório é refenciado pelo Ministério da Saúde, e além disso é um exame de alto custo, que necessita de equipamentos de alta tecnologia e que não é oferecido na rede privada.

O presidente da Câmara, o vereador Paulo Antunes, agradeceu a presença do secretário e sua equipe, principalmente por esclarecer as principais dúvidas sobre a doença e mostrar a situação do município quanto aos casos suspeitos. Ele lembrou ainda que o pedido para que o tema fosse debatido foi solicitado pelo vereador Carlos Emir Júnior.

Carlos Emir, disse que solicitou a presença do secretário de saúde e da equipe envolvida na questão da gripe A, não só para mostrar as medidas adotadas, mas também tirar as dúvidas sobre a doença. Os vereadores decidiram ainda conceder ao secretário de Saúde, Eduardo Cardoso e a diretor Superintendente do HPM, Felipe Barreto uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados.