Saúde intensifica ações de combate a dengue na Nova Holanda

31/10/2008 16:31:37 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Acontece na próxima terça-feira (4) o mutirão de combate à dengue no bairro Nova Holanda. O trabalho faz parte do Plano de Contingência para o Controle da Dengue da secretaria Especial de Saúde de Macaé.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha, lembra que as ações de controle da dengue são baseadas na eliminação dos criadouros, medidas educativas e o controle da transmissão da doença. Em 2007, foi adotada mais uma medida complementar a todas as ações: o uso da homeopatia que visa conter e minimizar a evolução e agravos da dengue.

O trabalho realizado pelos agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde durante o mutirão vai enfatizar a prevenção, através da eliminação dos criadouros do mosquito. De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Nova Holanda, os tambores e recipientes d`água no nível do solo são os depósitos onde se encontra maior parte das larvas do aedes aegypti, transmissor da dengue.

Equipes de enfermagem e da Divisão em Educação em Saúde da Coordenação de Saúde Coletiva estarão percorrendo o bairro fazendo a administração do complexo homeopático contra a dengue. O medicamento está disponível em todas as unidades de saúde.

As ações terão início às 8h, no Ciep Nova Holanda com a apresentação da esquete teatral “Cuidado com a Dengue”, encenado pela Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas).

CCZ – Atualmente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), conta com 136 agentes que atuam no combate a dengue. Além da visitas domiciliares onde realizam o tratamento e a orientação dos moradores, os agentes atuam em 350 pontos estratégicos como borracharias, empresas, ferros-velhos entre outros fazendo visitas quinzenais.

O centro conta também com os serviços de pulverização de bueiros e em casos confirmados de dengue é utilizado carro UBV (fumacê) e o aero-system nos domicílios. A equipe técnica do CCZ explica que o uso do fumacê só pode ser usado em casos específicos, pois o uso indiscriminado de inseticida causa riscos para o meio ambiente.