Saúde intensifica ações de incentivo ao aleitamento

07/08/2007 13:54:10 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o apoio incondicional do esposo André Luiz Fonseca a mamãe de primeira viagem, Wmaykeane Ramos de Assis espera a chegada de Luiz Gustavo ainda este mês. O casal participou na manhã desta terça-feira das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, na unidade da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutricaçao (Catan) da secretaria Especial de Saúde.

Wmaykeane, que participa do programa municipal de suplementação alimentar para gestantes, garante que assim que o seu bebê nascer vai amamentá-lo logo que tiver condições. “Aprendemos aqui nas palestras e no teatro que o leite materno ajuda em tudo, na dentição, no crescimento. Ele vai ser uma criança muito saudável", disse o casal.

A coordenadora da Catan, a nutricionista Débora Pessanha, ressalta que além de enfatizar a importância da amamentação, neste ano, a semana tem como tema Amamentar na primeira hora de vida – proteção sem demora. As gestantes e puérperes que participaram do evento além de tirarem as dúvidas e se informarem sobre a importância da amamentação, também receberam um kit de higiene do bebê, que contou com o apoio da Petrobras e saborearam um café da manhã.

Segundo Débora, 120 mulheres participam do programa de suplementação alimentar, oferecido pela Prefeitura de Macaé, com o objetivo auxiliar na recuperação da condição da gestante com ganho de peso gestacional insuficiente. Além de receberem, mensalmente, uma cesta básica planejada com as necessidades diárias de calorias de uma gestante, contam com atendimento de nutricionista. As mulheres são assistidas pelo programa até o sexto mês após o parto, desde que o bebê receba, exclusivamente, o leite materno.

Na ocasião, a nutricionista enfatizou que o ato de amamentar é importante e fundamental para a saúde dos filhos, principalmente nas primeiras horas de vida do bebê. “Ao amamentar, a mãe promove o fortalecimento dos vínculos afetivos e faz com que o bebê se sinta mais amado e protegido”, falou.

- Essa é a maior forma de amar, de sentir que esse é um momento entre mãe e filho. O que nós, mães, mais desejamos é que nossos filhos cresçam com saúde, fortes, imunes de tantas doenças que estão por aí", disse Renata de Souza enquanto amamentava a pequena Camile Vitória que se alimenta só com o leite materno.

A secretaria Especial de Saúde continua a campanha de incentivo ao aleitamento materno com ações voltadas para a promoção e apoio, nesta quarta-feira (08), no Centro de Referência ao Adolescente.





Campanha - O tema da campanha da amamentação foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba). A proposta é chamar atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), até os seis meses de idade o bebê deve ser alimentado, exclusivamente, com leite materno. Após, esse período o aleitamento continua até dois anos ou mais, podendo ser introduzido outro alimento, como, por exemplo, papas. A Semana Mundial da Amamentação teve início em 1992 atendendo as necessidades de se otimizar princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990). Desde 1992 a SMAM é comemorada no mundo representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio.