Saúde investe na qualidade do atendimento pré-natal

28/06/2007 17:24:13 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com um trabalho voltado para a busca da melhoria da qualidade do atendimento na rede municipal de Saúde, a secretaria de Saúde de Macaé (Semusp) investe na qualificação dos profissionais. Nesta quinta-feira (28), médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) participaram do curso de capacitação de pré-natal, promovido pela coordenação de Saúde Coletiva, através do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM).

Segundo a gerente do PAISM, a ginecologista e obstetra Vanja Beatriz Santos, o objetivo do curso, além de tornar o pré-natal mais humanizado, é fazer a troca de experiência entre os profissionais. Ela lembrou que, atualmente, o município consegue fazer uma cobertura de quase 100% da captação de gestantes para o pré-natal, devido ao trabalho desenvolvido em toda rede com consultas, exames, suporte nutricional e psicológico.

Vanja falou que o novo desafio é fazer com que as gestantes iniciem o pré-natal assim que descubram a gravidez. “As consultas de pré-natal são importantes para a detecção de qualquer problema na saúde materna e fetal, além de ser uma oportunidade para tirar todas as dúvidas”, disse.

De acordo com o supervisor médico do PSF, Luiz Carlos Braga, o programa possui um projeto específico na área de odontologia para a gestante. Também é oferecido pelo PSF o grupo de gestantes, onde as futuras mamães recebem orientações sobre amamentação, vacinação, cuidados com o bebê, e feito ainda um trabalho de alongamento.