Saúde lembra Dia do Doador de Sangue em Macaé

23/11/2009 17:15:17 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Robson Maia

Doar sangue é também um ato de amor

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde e do Serviço Municipal de Hemoterapia (SMHM), está promovendo a 12ª Semana Comemorativa pelo Dia do Doador de Sangue. Além de lembrar a data, o objetivo do evento é abastecer o estoque de sangue e mobilizar a população a importância da doação.

Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, o objetivo da homenagem é demonstrar gratidão a todos os doadores pela sua disponibilidade e solidariedade para quem necessita de sangue.

- O ato de doar sangue é um ato de amor, sentimento que une as pessoas e sustenta a vida. Nosso compromisso é proteger a saúde daquele paciente que necessita de receber o sangue. A secretaria de Saúde tem promovido trabalhos de conscientização sobre doação. Cada um fazendo sua parte, faremos juntos uma ato de cidadania, disse o secretário de Saúde.

- Nossa meta é abastecer o banco de sangue para suprir a necessidade dos hospitais no final do ano. Esperamos aumentar em 60% o número de doadores, nesta semana. Contamos com o apoio de toda sociedade para atingirmos esta expectativa, completa a assistente social, Renata Oliveira.

Renata destaca ainda, que na Semana do Doador a equipe é preparada para receber um maior número de doadores para garantir um bom estoque de sangue para o período crítico. O SMHM conta hoje atualmente com 25.668 matrículas de doadores de sangue, mas nem todos encontram-se aptos à doação e não são regulares ao ato de doação, que pode ser realizada com intervalo de três em três meses.

- O doador passa por um processo rápido e eficaz com segurança. As pessoas criaram um mito em torno de doação. Não dói, não emagrece, não engorda. A informação de que o sangue afina ou engrossa é apenas uma crendice popular. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação, comentou a assistente social.

Para doar é necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, apresentar documento de identidade, ter entre 18 anos e 65 anos, não estar tomando medicamento, ter mais de 50Kg, não estar grávida e nem amamentando, não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis. É necessária a apresentação do documento de identidade.

O Hemocentro fica na Rua Doutor Bueno, nº 40, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h30. Mais informações pelo telefone 2772–5550.