Saúde: parcerias na promoção da qualidade de vida

28/08/2008 17:13:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Informação e prevenção sobre os diversos tipos de câncer. Este é o objetivo da campanha de prevenção que acontece nesta sexta-feira (29), em Macaé. O evento é promovido pela secretaria Especial de Saúde, em parceria com o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) e a União Macaense de Combate ao Câncer de Mama Macaé (Unamama).

A partir das 9h, profissionais das três instituições estarão orientando a população no calçadão da Avenida Rui Barbosa. Além da distribuição de folhetos explicativos, a equipe contará com material didático e próteses para orientar e tirar todas as dúvidas da população.

Ainda dentro da programação, está prevista uma palestra a partir das 9h, no auditório da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima), com o tema “Prevenção e diagnóstico de câncer de mama”, destinada aos agentes comunitários do Programa Saúde da Família, técnicos de enfermagem, enfermeiros e a comunidade.

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, lembra que dados da União Internacional contra o Câncer revelam que um terço dos casos da doença no mundo - quase 4 milhões a cada ano - poderia ser evitado se fossem adotadas medidas preventivas. “Nosso objetivo é promover ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

A secretaria de Saúde, além de campanhas regulares de prevenção, visando o diagnóstico precoce, conta com uma equipe multidisciplinar para tratamento de cirurgias oncológicas e geral, mama, cabeça e pescoço e ginecologia. Como também ambulatório de biopsia hepática, de mastologia, de patologia cervical (câncer de colo uterino) – preventivo e médicos oncologistas.

Campanha – Dando continuidade ao trabalho de prevenção, será realizada na segunda quinzena de setembro a primeira Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. O coordenador de Saúde Bucal, Júlio César, ressalta que todos os profissionais que irão atuar na campanha participaram de curso de capacitação.

A Campanha de Prevenção do Câncer de Boca será realizada em sete pontos diferentes da sede do município e na região serrana. “O câncer de boca é um dos mais fáceis de ser curado e quanto antes for detectado melhor será o tratamento e a cura”, frisa.