Saúde prepara ações de imunização para 2009

10/03/2009 12:31:17 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé, por meio do programa de Imunização da coordenação de Saúde Coletiva, está com toda sua equipe preparada para mais uma série de campanhas de mobilização nacional ao longo deste ano.

A primeira campanha acontece no próximo mês e é destinada aos idosos, a partir dos 60 anos. A vacinação contra gripe terá início no dia 25 de abril. Em Macaé, serão disponibilizados 40 postos fixos e quatro volantes, para atender toda população idosa do município.

Desde 1999, o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde realizam, anualmente, campanhas atendendo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação, considerado o método mais eficaz no combate ao vírus Influenza. De acordo com a OMS, cerca de 18 milhões de brasileiros são infectados todos os anos e, desses, 22 mil morrem em conseqüência de doenças mais graves, que se manifestam após a gripe mal curada.

Já nos meses de junho e agosto será realizada a campanha nacional contra a paralisia infantil, voltada para crianças com idade entre zero e cinco anos. A equipe do programa de Imunização ressalta que em todas as campanhas no município, as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde são alcançadas.

- Ao longo dos anos a população se conscientizou da importância da vacinação para erradicação de diversas doenças e a cada campanha superamos a meta – disseram os membros da equipe do programa de vacinação.

Visando a descentralização nos serviços de imunização, a secretaria de Saúde disponibiliza diversas vacinas em vários postos, sendo que o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas é a unidade de referência.

As vacinas disponíveis nas unidades são: BCG (hospitais e Jorge Caldas), hepatite B, tetra valente (meningite e outras infecções causadas por hemóphilus), Influenzae tipo B, triviral (caxumba, rubéola e sarampo), DTP (difteria, tétano e coqueluche), antitetânica, rotavírus e febre amarela.