Saúde prepara segunda etapa da campanha contra a pólio

04/08/2009 14:38:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Meta é imunizar 14.743 crianças de zero a cinco anos

A secretaria de Saúde de Macaé já esta preparando toda infraestrutura para a segunda etapa Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, que acontece no próximo dia 22. Serão disponibilizados 52 postos fixos e volantes, nos bairros e distritos da sede do município e da região serrana. Todos os anos, o Ministério da Saúde promove duas etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A primeira foi realizada em junho.

Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso a meta é imunizar 14.743 crianças de zero a cinco anos. "Não existe tratamento para a poliomielite. Somente a prevenção com a vacina garante que a criança seja imunizada contra a doença", alerta o secretário.

No Brasil, as campanhas nacionais começaram em 1980 e não existem casos de pólio desde 1989. Naquele ano, o Ministério da Saúde começou a intensificar a cobertura das vacinações fora das campanhas e dois dias nacionais, que acontecem em junho e agosto. "Isso fez com que o Brasil erradicasse a pólio e evitasse novas transmissões", lembra o secretário.

A secretaria de Saúde mobilizará aproximadamente 400 profissionais para atuarem na próxima campanha, que será realizada de 8h às 17h.

Homeopatia - Na mesma data será realizada a Campanha Municipal de Homeopatia para Gripe A em todas as unidades. A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, lembra que o medicamento homeopático que começou a ser distribuído gratuitamente nesta segunda-feira para a população, não é uma vacina.

- O medicamento utilizado, pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e tem como finalidade amenizar os sintomas da gripe, como a febre, dores musculares e no corpo, além de prevenir as complicações causadas pela doença -, explica.

Os medicamentos utilizados são o Influenzinum e o Bryonia, usados inclusive durante a pandemia de Gripe Espanhola, oriunda na Europa em 1918 e a Gripe Asiática em 1957.