Saúde promove 1º Fórum Macaense de Educação Preventiva

03/07/2007 14:06:51 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Na segunda-feira (09), a secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), através da Coordenadoria do Programa DST/ ADIS, promove o 1° Fórum Macaense de Educação Preventiva nas escolas da rede municipal. O objetivo do evento, que com o tema “A importância do trabalho de prevenção realizado nas escolas”, é sensibilizar os professores sobre a importância das ações preventivas no âmbito escolar junto aos alunos. O fórum acontece no Teatro Municipal, de 08h às 17h.

A programação consta de mesas redondas sobre “Educação Integral e Inclusão Social” e “Diversidade Sexual e Diversidade Cultural”; palestras sobre “Vulnerabilidade das populações jovens as DST/ HIV/ Aids”, “A síndrome de Burn-out: A desistência do Educador” e “Ressignificando sexualidade” e explicação sobre o Projeto Educação Preventiva nas Escolas.

A previsão é que o projeto tenha início em fevereiro de 2008, mas antes, em agosto deste ano, os educadores envolvidos começarão um curso, com duração de três meses, para estarem aptos a realizar a educação preventiva. De acordo com a psicóloga Júlia Christina Pereira, as prioridades do projeto são formação, informação, orientação e prevenção junto aos alunos das escolas municipais.

- Esse projeto, em sua primeira etapa, é voltado para alunos da 5ª a 8ª séries. Nele, queremos trabalhar para evitar a gravidez entre as adolescentes, diminuir as infecções das DSTS e do HIV. É bom lembrar, que temos cerca de 50.060 mil casos de Aids no Brasil entre a população menor de 24 anos. Esse dado nos motiva a fazer um investimento na prevenção entre os jovens.

O evento, realizado em parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), é direcionado a profissionais envolvidos em ações educativas, é aberto também às associações de moradores e as ONGs. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira (05), na sede da Coordenadoria DST/ AIDS, que fica na Rua Velho Campos, nº 354, centro ou pelo email: aidsmacae@yahoo.com.br. Mais informações pelo telefone: 2773-9397.