Saúde promove ação do Novembro Azul

28/11/2019 16:46:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Movimento reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A Secretaria de Saúde de Macaé promove ação alusiva ao Novembro Azul tendo como foco os cuidados com a saúde do homem e a importância de procurar assistência preventiva. A atividade desta quinta-feira (28) foi realizada na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Campo do Oeste.

Na ocasião, os homens foram orientados sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e boca, fazer os exames de rotina, além de dicas para uma vida saudável. As palestras foram conduzidas pela equipe da ESF, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) juntamente com alunos do curso de nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A enfermeira e gerente da unidade, Thais Coelho, lembrou que o Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata. “Observamos que os homens não costumam buscar a unidade e para atraí-los, resolvemos fazer as palestras, seguida de uma confraternização”, contou acrescentando que objetivo da ação é promover a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde.

Paulo Sérgio Alves, 46 anos e Calil Cardoso Lemos, 82 anos participaram das atividades e ouviram atentamente as orientações dos profissionais. “Informação é sempre importante, pois ficamos mais atentos aos sinais do nosso corpo e de que a prevenção é o melhor remédio”, frisaram.

Durante as palestras foi reforçada a importância de medidas preventivas como a adoção de hábitos saudáveis que diminuem o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Como manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol e praticar regularmente atividades físicas.

Segundo a Fundação do Câncer, o Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.


Fotos Relacionadas