Saúde promove ação educativa no calçadão

28/08/2009 14:51:21 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Evento teve o objetivo de sensibilizar as pessoas para que aproveitem a vida sem o cigarro

Nesta sexta-feira (28), a prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde, do Programa de Tabagismo, e da Equipe da DST/AIDS, está promovendo ações pelo Dia Nacional sem Tabaco, no calçadão da avenida Rui Barbosa. O evento tem por objetivo de sensibilizar as pessoas para que aproveitem a vida sem o cigarro.

Cartilhas, folders e preservativos foram distribuídos para todos que passavam pelo estande montado no calçadão, que teve ainda palestras e apresentação teatral sobre o tema. Segundo a coordenadora de Controle do Tabagismo da prefeitura de Macaé, Cláudia Magaldi, a receptividade do público foi excelente.
- Senti que a população já incorporou a idéia da campanha contra o cigarro. No Brasil, a Lei 9.294/96 proíbe o fumo em ambientes coletivos, mas ainda permite a existência de áreas reservadas para fumantes. É portanto, fundamental que os adultos não fumem em locais onde haja crianças, para que estas não sejam transformadas em fumantes passivos, disse.

Cláudia ressalta ainda que embora tenha sido um avanço, a legislação ainda não protege de forma adequada o não fumante: é responsabilidade do empregador preservar a saúde e a integridade dos seus funcionários. A Organização Mundial da Saúde recomenda a proibição total do ato de fumar em ambientes coletivos como a melhor prática para proteger os não fumantes do risco do fumo passivo.

- Estamos nessa luta do combate ao fumo e intensificando na prevenção ao uso da camisinha. O nosso papel é informar, orientar e promover campanhas e eventos, visando em sensibilizar a população, comentou a coordenadora do DST/AIDS, Vera Andrade.

O empresário Cláudio Chaud, 44 anos, afirmou que a campanha é válida para motivar as pessoas a deixar de fumar. “Nunca fumei, mas deixei de ser fumante passivo com essa lei. Agora, posso voltar às casas noturnas, programa que não fazia mais por causa do cigarro”, explicou o empresário.

A missão da campanha é mostrar para a população os tipos de dependência do cigarro. O dependente usa o cigarro para alívio das tensões, para segurar determinadas emoções de prazer e desprazer. O organismo do fumante fica acostumado a receber diariamente uma quantidade de nicotina, quando deixa de fumar, o organismo sente a ausência dessa substância: é a síndrome de abstinência. É comum que o fumante sinta irritabilidade, tristeza, dor de cabeça, ansiedade, tonteira, alteração no sono, alteração no funcionamento intestinal e inquietação.