Saúde promove ações de combate à dengue

26/09/2008 16:19:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com ações de orientação e prevenção contra a dengue durante todo ano, a prefeitura de Macaé por meio da secretaria Especial de Saúde realiza neste sábado (27), o Mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue no bairro Parque Aeroporto. Na data também será realizada a IV Campanha Municipal Homeopática Contra Dengue.

Durante todo dia, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e comunitário de saúde do Programa de Saúde da Família e soldados do Corpo de Bombeiros e Exército percorrerão todas as ruas do bairro fazendo visitas domiciliares identificando possíveis focos e eliminando criadouros. Os voluntários irão orientar e conscientizar a população sobre os perigos da dengue e como prevenir a doença.

Os trabalhos serão iniciados às 9h, na praça Nagib Mussi, localizada na avenida principal do bairro, com a apresentação de esquete teatral com o Grupo de Arte em Saúde (Grutas).

A gerente técnica do CCZ, a veterinária Cristina Pereira ressalta que o Ministério da Saúde alertou para a interiorização da epidemia de dengue no estado do Rio de Janeiro. “Devido à epidemia da doença no último verão na capital, pelo vírus do tipo dois, a previsão é de que haja um aumento da incidência de casos nas regiões da baixada litorânea e norte fluminense”, frisou.

Cristina acrescenta que a colaboração da comunidade é muito importante no combate ao mosquito. “Se cada um cuidar do seu espaço, eliminando todos recipientes que possam acumular água, iremos evitar que o mosquito nasça”. Ela lembra que desde agosto o CCZ iniciou um trabalho de mutirões em vários bairros como Praia Campista, Parque Valentina Miranda, Praia dos Cavaleiros, Costa do Sol, Barra de Macaé, entre outros.

Campanha - O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha lembra que durante todo ano a secretaria realiza um trabalho permanente de combate ao mosquito Aedes aegypti, mas agora, com base na portaria nº 971 do Ministério da Saúde, que aprova a Política Nacional de Práticas Interativas e Complementares, no Sistema Único de Saúde, está incluído o uso da homeopatia em ações como esta. O complexo homeopático é mais uma medida complementar que visa conter os agravos da doença.

- É importante ressaltar que o complexo homeopático contra dengue não é uma vacina, ele ajuda a atenuar os sintomas da doença. Todas as pessoas podem tomar o remédio, pois não há efeitos adversos ou colaterais. Quem já teve a doença também pode consumir o medicamento para que a manifestação do vírus não seja intensa em caso de nova contaminação -, frisou.

Segundo a coordenadora de Saúde Coletiva, a homeopata Laila Aparecida Nunes ao todo estão disponíveis 160 mil doses do remédio, que é aplicado via oral. “É importante lembrar que o medicamento, que será ministrado gratuitamente nas unidades de saúde, é voltado para amenizar os sintomas da dengue e assim restringir a cadeia de transmissão da doença”, completou frisando que o complexo não imuniza e que todos os cuidados para eliminar o mosquito devem ser mantidos.

Para combater a dengue, a secretaria de Saúde conta com um exército de 136 agentes de endemia, carro UBV (fumacê), máquina profog, equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e máquina pulverizadora de bueiros. Além disso, a população conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.