Saúde promove ações de prevenção na Ajuda

23/09/2008 15:37:56 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dando continuidade aos trabalhos de prevenção a secretaria Especial de Saúde, intensificou algumas ações no bairro Ajuda de Cima em parceria com diversas secretarias. Nesta terça-feira (23), a garotada do Colégio Municipal Renato Martins recebeu a visita dos grupos de teatro.

De forma lúdica e divertida eles aprenderem sobre higiene bucal e os cuidados para combater a dengue. A primeira apresentação foi o espetáculo “Teatro do Dentão”, encenado pela equipe de prevenção da Coordenação de Saúde Bucal. Em seguida, o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas), se apresentou com um esquete “Cuidado com a Dengue”, onde os atores enfatizaram a importância de manter os quintais limpos para evitar os criadouros.

A gerente do programa de Odontologia Coletiva, Camila Gonçalves ressalta que além do teatro a equipe fez uma paródia com a música do MC Leozinho, “Se ela dança, eu danço”, que intensifica a importância da escovação e outras atitudes para prevenir as cáries.

A diretora do colégio, Fabiola Coelho acrescenta que este trabalho vem reforçar as ações diárias executadas na escola com os alunos. “Além da escovação após as refeições, os alunos recebem uma alimentação balanceada com orientação de nutricionista”, frisou.

Ações – A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também está intensificando suas ações no bairro Ajuda. Um grupo de 20 agentes de combate a endemias realiza durante toda semana o trabalho de combate ao aedes aegypti, transmissor da dengue e aos roedores.

Segundo o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady os agentes estão fazendo visitas domiciliares para identificação de possíveis focos e orientando os moradores. Ao lado da unidade do Programa Saúde da Família (PSF), do bairro Ajuda de Baixo, a equipe de vacinadores do CCZ, está promovendo a vacinação anti-rábica para cães e gatos a partir de um mês de idade.

O ônibus Expresso Saúde, também estava fazendo atendimento odontológico com a promoção de ações preventivas e serviços de fluoretação, obturações, limpeza, entre outros.