Saúde promove Campanha contra as Hepatites Virais e HIV/Aids

14/05/2010 17:35:29 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiiário

A prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde e do Programa Municipal DST/Aids, realiza nesta segunda-feira (17), das 9h às 16h, no Programa Saúde Família(PSF) da localidade de Brasília, na Barra de Macaé, a Campanha contra as Hepatites Virais e HIV/Aids. O evento conta com participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para a detecção de HIV, Hepatites e Sífilis e distribuição de preservativos e informativos. A campanha segue até o dia 21 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos ESFs.

Segundo o diretor técnico do Programa DST/Aids, o médico Edilbert Pellegrini, o objetivo da campanha é ampliar o diagnóstico das patologias e propiciar assistência precoce aos usuários do sistema para minimizar os efeitos psicossociais, econômicos e estimatizadores das doenças.

- Os exames serão realizados por meio da coleta de sangue. O exame de HIV fica pronto em 30 minutos e os exames de hepatites e sífilis têm um prazo de 30 dias. O método é seguro e confiável, os resultados ficam disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento, na Rua Velho Campos, 464 – no centro, disse a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Vera Andrade.

Vera explica ainda que o agendamento de entrega será informado na hora da coleta e apenas o próprio paciente, devidamente identificado, terá acesso a este, uma vez que o resultado é sigiloso.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 180 milhões de pessoas com a forma crônica da doença, com quatro milhões de novos casos de infecção descobertos por ano. A enfermidade pode não se manifestar por até 20 anos e, por esse motivo, os portadores podem descobrir sua condição em um estágio muito avançado, quando já existem grandes riscos de cirrose, câncer de fígado e insuficiência hepática. Noventa por cento das pessoas com hepatite C não sabem que estão infectadas.

O vírus HCV, causador da hepatite C, é transmitido pelo contato com sangue infectado. As formas mais comuns são manipulação com material contaminado que corte ou fure a pele, como lâminas, bisturis, alicates e agulhas ou o uso de drogas com agulhas e seringas compartilhadas.

Confira abaixo os locais e datas da campanha.

Dia: 17/05(segunda-feira)
9h às 16h – PSF - Brasília

Dia: 18/05 (terça-feira)
9h às 16h – PSF – Ajuda de Cima

Dia: 19/05 (quarta-feira)
9h às 16h – Centro de Saúde Jorge Caldas - Centro

Dia: 20/05 (quinta-feira)
9h às 16h – Unidade Básica de Saúde(UBS) – Imboassica

Dia: 21/05 (sexta-feira)
9h às 16h – PSF – Aterrado do Imburo