Saúde promove curso técnico para agentes comunitários do PSF

08/08/2007 15:38:58 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Em prosseguimento ao programa de educação contínua, a secretaria Especial de Saúde de Macaé em parceria com o governo estadual e o Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (08), o curso técnico de Agente Comunitário de Saúde que visa preparar profissionais para atuarem como técnicos, junto às equipes multiprofissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

O coordenador do PSF, Edílson Simões, lembrou que o curso é dividido em três fases, a primeira terá duração de quatro meses. O curso será ministrado por 12 profissionais do PSF Macaé treinados pelo estado, todas as quintas e sábados. “O nosso objetivo é que a secretaria Especial Saúde tenha profissionais regulamentados por lei muito mais qualificados para desenvolver um atendimento cada vez melhor”, frisou.

Participam da capacitação 130 agentes comunitários de saúde que serão habilitados em nível técnico. O curso pretende ainda ampliar a prática profissional e contribuir para uma melhor integração entre o profissional e a comunidade em que vive e trabalha. Edilson acrescentou que 41 agentes já concluíram a primeira fase, sendo que a segunda etapa do curso só poderá começar depois que todos os municípios do estado estiverem com a primeira fase concluída.

A agente comunitária da unidade Barra/Brasília, Marines Alves Matos, disse que adquirir conhecimento é sempre bom, principalmente quando a capacitação é fundamental para o exercício da profissão.

As equipes de agentes são integradas por moradores do local, que monitoram, cada uma, em média, a saúde de 150 famílias desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, privilegiando o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção e desenvolvimento da cidadania, no âmbito social e da saúde.

As equipes de saúde da família têm a função de identificar os problemas de saúde da população, fazer o acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, monitorando seu crescimento e desenvolvimento, identificando e controlando o tratamento de doentes agudos e crônicos (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cancerosos, doentes mentais), entre outros, além do encaminhamento e acompanhamento de doentes para cuidados secundários e terciários.

Ampliação PSF – Dentro da meta estabelecida pelo prefeito Riverton Mussi em atender 70% da população com o Programa Saúde da Família, em breve serão instalados nos bairros Aroeira, Vila Badejo, Recanto da Paz e Novo Eldorado, duas unidades do programa.

Atualmente o PSF conta com 27 equipes, que atende 57% da população o que corresponde a 70.357 pessoas totalizando 22.773 famílias. Segundo Edison com a implantação das novas equipes este percentual passará para 65% de macaenses atendidos.