Saúde promove melhorias no atendimento ao diabético

26/03/2009 09:43:47 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Para atender à demanda crescente de pacientes portadores de diabetes, o Centro de Referência ao Diabético (CRD), ligado à secretaria de Saúde de Macaé, está desenvolvendo trabalhos de capacitação dos profissionais da saúde, através de palestras e cursos, que servirão para uma melhor qualidade de atendimento aos pacientes.

Segundo a nutricionista Patrícia Beraldi Santos, a qualidade nos serviços da saúde é fundamental para o tratamento da doença. “Estamos orientando os funcionários, para que eles possam efetuar um primeiro atendimento, principalmente na região serrana, que é mais distante”, disse.

Com a capacitação, a meta é de atender pacientes devidamente encaminhados. “É importante que as pessoas saibam que eles precisam ter o diagnóstico comprovando a doença, antes de iniciar o tratamento. E o exame que vai dizer ou não se a pessoa é diabética pode ser feito em qualquer posto de saúde da cidade”, ressaltou Patrícia.

Além da nutrição, os cuidados com a higiene dos pés é outro tema que vem sendo abordado nos cursos. “O diabético precisa entender que os cuidados com os pés precisam ser redobrados. Uma pequena infecção, por exemplo, se não tratada, poderá se agravar até que seja necessário fazer uma amputação”, alertou a podóloga Jaqueline da Penha Esteves.

O CRD tem atendimento específico para os pacientes, com psicólogo, nutricionista, podóloga, endocrinologista, assistente social, enfermeira e fisioterapeuta. Os atendimentos acontecem diariamente e o telefone para informações é (22) 2772-5605.

Os números - Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, apenas 50% das pessoas com diabetes sabem que tem a doença e fazem algum tipo de tratamento. A situação ainda é mais alarmante entre as crianças. A cada ano, mais de 70 mil desenvolvem diabetes tipo 1, chegando a 440 mil portadores com menos de 14 anos acometidos pela doença em todo o mundo. Já o diabetes tipo 2, antes característico entre adultos, tem avançado sobre crianças e adolescentes.