Saúde: prorrogada vacinação para idosos

25/05/2009 16:57:01 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura já atingiu 96% da meta prevista

A secretaria de Saúde de Macaé e a coordenadoria de imunização prorrogou até a próxima sexta-feira (29), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Os idosos que ainda não se vacinaram terão mais uma chance. A campanha, iniciada no dia 25 de abril, já atingiu 96% da meta. Esse ano a expectativa em Macaé é imunizar cerca de 12 mil pessoas, ou seja, 80% das pessoas com mais de 60 anos.

- Durante um mês de campanha, mais de 15 mil pessoas procuraram as unidades de saúde para receber a dose da vacina, que imuniza os idosos contra o vírus da gripe. A doença pode trazer complicações para aqueles que já têm doenças pulmonares e cardíacas, comenta a gerente de imunização, Cláudia Campanati.

Durante a campanha, a secretaria de Saúde disponibiliza o medicamento homeopático contra a dengue. Ao contrário da vacina contra a gripe, o medicamento homeopático não imuniza, é um auxílio para amenização da febre, das dores no corpo e a diminuição dos riscos de complicações da dengue.

Em Macaé, a secretaria de Saúde está disponibilizando a vacina nas unidades básicas de saúde, nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Campanha de Vacinação Contra Tétano, Rubéola e Hepatite

Nesta sexta-feira (29), todos os estudantes da Universidade Estácio de Sá irá participar da Campanha de Vacinação Contra Tétano, Rubéola e Hepatite. A camoanha é fruto de parceria entre a Coordenadoria de Imunização do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e a Universidade Estácio de Sá.

Segundo a gerente de imunização, Cláudia Campanati, o objetivo é imunizar os alunos da universidade. “Esta campanha é muito importante principalmente para os estudantes da área de saúde, que têm por obrigação de estar com a vacina em dia. Se o estudante estiver com a vacina irregular, não pode estagiar”, comenta. A campanha acontece das 9h30m às 16h, na Universidade Estácio de Sá, no bairro Novo Cavaleiros.