Saúde realiza trabalho permanente de combate à dengue

26/05/2008 14:33:57 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dando continuidade ao trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria Especial ed Saúde de Macaé (Semusa), iniciou, nesta segunda-feira (26), o mutirão de combate à dengue no bairro Nova Esperança.

Segundo o supervisor geral do CCZ, Rogério Lemos, durante esta última semana de maio e o mês de junho, serão realizadas ações em diversos pontos da cidade. “Esta ação é focada na eliminação dos criadouros e na orientação da população. No bairro Nova Esperança, especificamente, durante o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), verificamos que os recipientes de armazenamento de água como os latões são os principais criadouros de larvas do mosquito”, frisou.

Além dos 25 agentes de combate à dengue, o CCZ também está com uma equipe realizando o trabalho de eliminação dos roedores. A equipe está percorrendo as margens do Rio Macaé e os terrenos baldios, verificando a existência de tocas de roedores.

A dona de casa Isabel Cristina Borges disse que toma os cuidados necessários para manter sua casa livre do mosquito da dengue. “A dengue é uma doença perigosa e mata, é importante que toda comunidade se conscientize e seja vigilante, pois qualquer descuido pode ser fatal”, alertou.

Os 25 agentes de endemias vão percorrer, nesta segunda-feira, os 15 quarteirões do bairro, visitando cerca de 1.200 imóveis, entre casas e terrenos. Na terça-feira (27), a equipe estará na Barra de Macaé, na quarta ( 28), Praia da Barra, quinta e sexta-feira, no Centro.


Levantamento – O Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) foi realizado entre os dias 12 e 16 de maio, com o objetivo identificar as áreas de maior risco de proliferação do mosquito transmissor da doença.

Os bairros que apresentaram índice alterado, com médio risco são: Nova Esperança, Nova Holanda, Barra de Macaé, Centro 1 (Perto do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Rua Télio Barreto até a Aroeira), Imbetiba, Parque Valentina Miranda, Cajueiro, Costa do Sol, Praia Campista e Praia dos Cavaleiros.

Ações – Para combater o mosquito aedes aegypti a semusa desenvolve ações em parceria com diversas secretarias municipais e alguns setores da sociedade organizada. A equipe de agentes de endemias realiza visitas domiciliares, fazendo a identificação e a eliminação dos criadouros e das larvas com a utilização de larvicida biológico.

O Centro de Controle de Zoonoses dispõe de um exército de 137 agentes de endemia, carro UBV (fumacê), máquina profog, equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e máquina pulverizadora de bueiros. Além disso, a população conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.