Saúde realiza treinamento em teste rápido de diagnóstico do HIV

15/04/2009 14:44:34 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Treinamento acontece no auditório do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas

A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), por meio do Programa Municipal DST/Aids, promove nesta quarta, quinta e sexta-feira (15, 16 e 17), mais um curso de capacitação para profissionais de nível superior. O Treinamento em teste rápido diagnóstico para HIV acontece no auditório do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

De acordo com o diretor técnico do programa, o médico Edilbert Pellegrini, o objetivo do curso é habilitar novos profissionais para que possam fazer o aconselhamento e o teste em outras unidades de saúde, que não seja a sede do programa. O curso esta sendo ministrado pela equipe do Programa Estadual de DST/Aids da secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Edilbert explica que os 24 profissionais vão realizar os teste em casos específicos e de emergência como em gestantes que chegam à maternidade sem ter realizado o teste anti-HIV no pré-natal, casos estupro ou acidente com material biológico.

O resultado do teste rápido sai entre 15 e 30 minutos, já o teste anti-HIV convencional leva em média 30 dias. “Por isso, é preciso que estes profissionais sejam treinados, pois devem fazer uma abordagem correta e avaliar os aspectos psicológicos do usuário antes e depois da coleta do exame”, frisa.

A coordenadora do programa, Vera Andrade, ressalta que a proposta permanente do prefeito Riverton Mussi é melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a oferta de serviços aos usuários da rede municipal de Saúde.