Saúde: roda de conversa aborda a importância do autocuidado

26/11/2021 09:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Atividade aconteceu nesta quinta-feira (25)

A importância do autocuidado e saúde do homem foi o tema destacado durante o encerramento da programação Novembro Azul, nesta quinta-feira (25), na Pousada da Cidadania. Na oportunidade, os atendidos do espaço participaram de uma roda de conversa sobre temas como "câncer de próstata", "câncer de boca", "câncer de mama" e a importância da prevenção. A Pousada da Cidadania acolhe pessoas em situação de rua e promove reinserção social.

A atividade foi ministrada pelas equipes do Consultório na Rua, em parceria com a Pousada da Cidadania e Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora. Além da roda de conversa, os usuários acolhidos foram encaminhados a buscar os diversos dispositivos da rede, sendo que foi realizada marcação do atendimento médico no próprio consultório.

Na oportunidade, o coordenador Victor Tavares (residente em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) destacou a importância da campanha. "A conscientização é muito importante. A prevenção da saúde é nossa prioridade. O próximo passo em novembro é conseguir mobilizar o público em situação, profissionais do sexo e população LGBTQIA, através do programa para receber a vacina da Gripe, da Secretaria de Saúde", observa.

A programação foi elogiada pelos atendidos pela Pousada da Cidadania . Entre eles estava Leandro Silva de Paula. “A roda de conversa foi muito importante. Os temas da roda de conversa são muito importantes. Gostei muito”, conta.

Consultório
O programa Consultório na Rua funciona na rua Doutor Zamenhoff, nº 154, Imbetiba (próximo ao Pronto Socorro Municipal). O atendimento, que segue protocolos sanitários, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O foco é atender quem se encontra em vulnerabilidade social, com ações integrais de promoção, prevenção da saúde e proteção, frente às necessidades dessa população.

Além de campanhas como “Novembro Azul”, o programa segue com ações de educação em saúde e atividades específicas de abordagem noturna junto aos que se encontram em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua, profissionais do sexo, dentre outros). Também são realizadas abordagens noturnas, entrega de preservativos e orientação em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Já a Pousada da Cidadania fica localizada na rua Orlando Tardelli, 206, Jardim Bela Vista (antigo Hotel Jardim Bela Vista), com atendimento todos os dias, 24 horas por dia.


Fotos Relacionadas