Secretaria cadastra pessoas com deficiência para vagas de emprego

30/10/2008 15:50:18 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho. É com este foco que a Secretaria Executiva de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência criou o balcão de empregos, cadastrando currículos. O objetivo é inserir no mercado os profissionais com deficiência. Os empregos são para candidatos com o nível fundamental, médio e superior. As vagas são para estágios, contratos sem carteira, e empregos com a carteira assinada. A secretaria fica na Rua Teixeira de Gouvêa, numero 767. Os telefones para contato são 2772-3754 e 2762-0704.

Segundo o secretário executivo de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hildemar Miranda, o mercado - a cada dia que passa - está mais exigente. “Para atender as exigências é preciso que a pessoa se qualifique, faça cursos, alguma graduação. Hoje em dia as empresas buscam um perfil de profissional que queira fazer carreira dentro da empresa, e não temporário. A partir do próximo ano, iniciaremos cursos de qualificação em diversas áreas e também cursos de re-qualificação. Quando a pessoa perde um braço, por exemplo, e ela se torna deficiente, temos que requalifica-la e inseri-la novamente no mercado“, explicou o secretário.

- Uma outra exigência, além da qualificação, é de que a pessoa esteja estudando. Esse tipo de mão de obra é recebido de maneira positiva. Quando surge uma oportunidade, a pessoa abraça o emprego e mostra serviço. Algumas empresas ainda não sabem como receber este tipo de profissional, então acompanhamos o seu trabalho dentro dela para que se adapte – disse.

Hildemar lembra ainda que a pessoa com deficiência dá importância do emprego. “A pessoa precisa perder o medo com relação ao benefício do INSS. Muitas deixam de buscar um emprego por conta disso. Para quem não quer perdê-lo, pode se candidatar a vagas para empregos com contrato, que não precisam de carteira, já que, caso a carteira seja assinada, a pessoa perde o benefício.

- A Petrobras é um exemplo de parceira, que tem um convênio hoje com o Centro de Vida Independente (CVI), com o Projeto Sem Barreiras, desde 2001. Este projeto é voltado para estagiários, mas 70 desses estagiários que encaminhamos, são 5 meses que pode ser prorrogados por mais 6 meses, depois de 11 meses são contratados como auxiliar adm, seja cadeirante, deficiente auditivo

O CVI, que funciona na Rua Alfredo Backer, oferece diversos cursos, como informática básica e avançada, almoxarifado, atendimento, departamento pessoal, entre outros.

.