Secretaria de Acervo e Patrimônio resgata história do Carnaval macaense

26/03/2009 09:47:14 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Foto: Arquivo Semaph

Bloco de rua “Num impurra qui é pio”, de 1932. Arquivo fotográfico de Antonio Alvarez Parada

A secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico está reconstituindo a história do Carnaval de Macaé e, para isso, está pedindo a colaboração de todos, por meio de fotos e objetos que ajudem na campanha. As doações podem ser feitas na casa de cultura Solar dos Mellos.

A idéia da campanha surgiu em 2008, quando ocorreu a exposição “Abre Alas: fragmentos do Carnaval macaense” e foi constatado que nem todas as escolas de samba de Macaé guardavam arquivo de seus desfiles, nem os blocos de rua.

Para o secretário Ricardo Meireles, a cidade não pode deixar que a sua participação na maior festa popular do mundo seja esquecida. “Toda ajuda será muito importante. Desde foto, documento, jornal da época, samba-enredo ou até mesmo um testemunho fará com que a história do Carnaval da nossa cidade não seja esquecida”, disse Ricardo.

O secretário lembra, também, que não é preciso que o doador deixe a doação original, pois será tirada uma cópia do que for levado. “Mesmo que não esteja em bom estado, temos uma equipe qualificada em restauração de fotos, vídeos e fitas k7”, ressaltou. Todo o material recolhido será colocado à disposição de estudantes e historiadores.

A Semaph funciona no Solar dos Mellos, que fica localizado na Rua Conde de Araruama, número 248, Centro. Quem desejar obter outras informações ou colaborar com a campanha, pode entrar em contato por meio dos telefones (22) 2759-5049 ou 2763-2396 e o e-mail semaph@macae.rj.gov.br.