Secretaria de Assistência Social promove reunião para discutir a profissão

14/05/2010 17:57:30 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Em homenagem ao Dia da Assistente Social, comemorado amanhã (15), a Secretaria Municioal de Assistência Social irá promover nos dias 27 e 28, uma reunião para todos os profissionais da área, que trabalham no município, discutirem ações da profissão na cidade. O evento será realizado das 8h às 17 horas, no Fundo Municipal de Assistência Social, que funciona nas instalações do antigo Hotel Ouro Negro, na Avenida Presidente Sodré (rua da Praia), no centro.

A reunião tem o objetivo de fortalecer a rede de assistência do município ligada a todas as áreas, com em instituições de ensino, hospitais e asilos. Será analisada a gestão plena da secretaria de Assistência Social, que atende famílias em estado vulnerável, através do Projeto Nova Vida, atualmente com mais de 500 adolescentes de 14 a 17 anos e pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), responsável por acompanhar crianças e adolescentes em situação de risco social.

A secretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, explica que o trabalho de uma assistente social atua rompendo as desigualdades sociais de uma sociedade, na luta pelos direitos dos seres humanos e na integração do indivíduo no local onde vive. “Estamos promovendo essa reunião para repensar nossas ações e homenagear o trabalho de todos os profissionais de Macaé em especial os da secretaria de Assistência Social”, conta Bárbara.

A data 15 de maio, Dia da Assistência Social, é uma homenagem à publicação da “Rerum Novarun”, documento escrito pelo Papa Leão XIII que apresentou ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. A profissão foi regulamentada no Brasil em 1957 e para ser um assistente social é preciso ter cunho humanista, sem discriminação de qualquer natureza, sabendo respeitar as diferenças do próximo.