Secretaria de Ciência e Tecnologia apresenta Ofício Digital para escolas

02/06/2010 14:14:31 - Jornalista: Grazielle De Marco

Foto: Divulgação

Outra novidade anunciada pelo secretário foi a entrega de computadores para administração das unidades escolares.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia realizou nesta quarta-feira (2) de manhã a apresentação do Ofício Digital para as diretoras de 44 escolas municipais. Durante a apresentação, o Secretario de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, anunciou que até dezembro todas as escolas deverão ter internet.

De acordo com o secretário, a instalação da internet nas escolas será retomada a partir de julho, quando será aumentado o link de internet para toda a prefeitura. “A partir dessa melhora na velocidade de conexão poderemos colocar internet nas escolas que ainda não possuem. Já instalamos em 70 escolas, faltam 35. A partir dessa instalação, será realizado o treinamento do ofício digital para as escolas que passarem a receber o sinal”, disse.

Outra novidade anunciada pelo secretário foi a entrega de computadores para administração das unidades escolares. “Desde a entrega que realizamos no ano de 2009, a Secretaria de Educação abriu novas escolas. Essas receberão as máquinas também a partir de julho, para que possam acessar não só o Ofício Digital, mas também o software de Gestão da Educação”, comentou.

O Projeto Ofício Digital propõe criar formulários padrões para os documentos oficiais de comunicação entre as Secretarias, tais como: Ofícios e Memorandos, mudando a forma atual de encaminhamento aos destinatários via papel, utilizando-se de Office boy para a entrega. O envio de ofício passa a ser via internet e o destinatário recebe o documento em poucos segundos. O projeto contempla a capacitação dos funcionários das secretarias no novo processo e na melhor utilização dos recursos de informática, bem como a capacitação e readaptação dos Offices Boys à nova atividade.

Para a diretora Lidia Catarina Pareto Simão, da Escola Municipal Wanderley Quintino, no bairro Malvinas, o sistema representará um grande avanço na comunicação. “Vai facilitar muito a vida do diretor, porque vai ficar mais rápida e fácil a comunicação da direção com a secretaria de Educação. Principalmente para quem trabalha em bairros periféricos, que tem mais dificuldade de se afastar da escola para entregar documentos”, ressaltou.

Desde que o primeiro ofício digital foi enviado, em 25 de maio de 2009, a equipe de desenvolvimento da secretaria, responsável pela criação e implementação do programa, já contabilizou cerca de 512 megabytes de informações em um ano, em 71.000 ofícios transmitidos pelo sistema. Hoje, a prefeitura possui 565 usuários treinados na utilização do programa, que estão distribuídos em 197 unidades administrativas entre secretarias, subsecretarias, Fundações, Fundos, Conselhos, Coordenadorias, Escolas, entre outros.