Secretaria de Educação elabora plano de ação para a Escola dos Pescadores

24/11/2009 11:12:39 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom

Escola conta com aulas práticas no currículo

A Secretaria de Educação de Macaé está empenhada na reformulação da Escola Municipal dos Pescadores. Um grupo de trabalho formado por integrantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Escola já se reuniu seis vezes para diagnóstico avaliativo da realidade do projeto da escola. objetivo é elaborar um plano de ação com contribuições das instituições envolvidas, que será a base para a renovação dos convênios.

Nesta quarta-feira (25), o grupo novamente se reunirá para formular a proposta da Secretaria de Educação à UFRJ. O município de Macaé deseja manter com a UFRJ uma supervisão compartilhada da Escola de Pescadores em todos os níveis. “Hoje estamos vendo que há possibilidades e isso é muito importante: Mudar para garantir o melhor funcionamento”, disse a subsecretária de educação pedagógica, Gelda Rodrigues.

Outro objetivo é possibilitar aos alunos perspectivas além da área pesqueira. Nas próximas reuniões, o grupo de trabalho discutirá, entre outras questões, a matriz curricular da escola para o próximo ano, com ênfase na maior interdisciplinaridade.

A meta é o desenvolvimento do saber em Macaé, por meio de treinamentos prestados por professores da UFRJ aos servidores da Secretaria de Educação que atuam na unidade de ensino ou venham a se dedicar integralmente a ela. “A partir de um novo modelo pretendemos construir uma escola muito melhor. O cerne desta questão é o treinamento em serviço dos próprios servidores em uma gestão integrada entre UFRJ e Secretaria de Educação”, salientou o vice-presidente da Fundaç~]ao Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares.

Também estiveram presentes ao debate: o consultor técnico da Secretaria de Educação e vice-diretor Acadêmico da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, José Augusto Aguiar, gestores da Escola e, representando a universidade, o professor do Nupem/UFRJ, Alexandre Azevedo.

As reuniões do grupo de trabalho, que tiveram em setembro, seguem um roteiro temático. Entre os temas debatidos estão “O Resgate da História da Escola dos Pescadores”, "Ameaças e forças; fraquezas e oportunidades" e "Elaboração e apresentação de resultados do Projeto Escola de Pescadores do período de 2003 a 2009 pela UFRJ e equipe pedagógica da escola". No final deste mês, já em fase conclusiva, o grupo formulará sua proposta de convênio à universidade.

Escola dos Pescadores

Desde 2003, o Núcleo de Pesquisa Ecológica Macaé (Nupem/UFRJ) firmou convênio com o município, responsabilizando-se pelas disciplinas de Ciências e Meio Ambiente na Escola dos Pescadores. A escola, fundada há seis anos, foi a primeira de Macaé a funcionar em horário integral, das 7h20 às 16h10. Ela alcançou, neste ano, o terceiro lugar no município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A escola vocacional, que se destaca em feiras e congressos realizados pelo município, contribui ainda para a conservação de um importante símbolo de identidade do município: a pesca.