Secretaria de Educação está com inscrições abertas para concurso “Prefeito Mirim”

22/09/2009 17:52:24 - Jornalista: Waleska Freire

A Secretaria de Educação de Macaé está com inscrições abertas para o concurso de redação que vai eleger o “Prefeito Mirim” de Macaé. Ele passará uma semana ao lado do chefe do Executivo Riverton Mussi acompanhando o dia a dia de um administrador municipal. O concurso é destinado aos estudantes das redes pública e privada do ensino fundamental, com idade entre 10 e 12 anos. O tema da redação é ‘Minha cidade, minha responsabilidade". As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (25).

A premiação acontecerá próximo dia cinco de outubro. Cada unidade escolar selecionará o texto do aluno inscrito previamente, que deverá ser entregue digitalizado, em duas vias sem identificação e ficha de inscrição em envelope lacrado, à Coordenação Pedagógica da secretaria que está situada no segundo andar da Secretaria de Educação, na Rua Antero Perlingeiro, nº 402, Centro, , até sexta-feira (25).

O aluno produtor do texto selecionado atuará como Prefeito Mirim, despachando e cumprindo compromissos oficiais na cidade junto ao prefeito Riverton Mussi no período de 5 a 12 de outubro, de além de receber como prêmio um computador. Os alunos inscritos receberão um certificado de participação.

O objetivo da iniciativa é incentivar o pré-adolescente a pensar a cidade com sua comunidade, sendo ele parte integrante da administração pública, percebendo a necessidade de se posicionar com responsabilidade sobre os rumos da mesma.

Cada aluno poderá participar com apenas um texto, o qual deverá ser dissertativo, em prosa, de 10 a 20 linhas, com a seguinte formatação: Fonte: Times New Roman, Tamanho da Fonte: 12, espaçamento entre linhas: Simples. Não serão aceitas, em hipótese alguma, redações manuscritas.

As redações serão julgadas por uma comissão composta por professores da rede municipal de ensino. Segundo a secretária municipal de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, a iniciativa do concurso partiu do próprio prefeito Riverton Mussi. “Conversávamos sobre um projeto para integrar o jovem às ações políticas do município e o papel de um prefeito na cidade. Por já possuir um projeto semelhante na Câmara Municipal por meio da “Câmara Juvenil” decidimos que o concurso seria uma boa maneira de levarmos essa proposta”, explicou a secretária.

Câmara Juvenil - O projeto Cãmara Juvenil foi criado 2005 pela então segunda-secretária da Câmara e vereadora, Marilena Garcia com o objetivo de formar jovens informados sobre a política do município. Os parlamentares mirins, com idades entre 12 e 15 anos, foram eleitos pelos estudantes de suas escolas e seus mandatos terminaram no final do ano passado. A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Câmara de Macaé foram parceiras no programa e estudam a possibilidade de dar continuidade ao projeto.