Secretaria de Educação promove integração através do “Terça com Arte”

25/08/2009 16:37:14 - Jornalista: Douglas Fernandes

A integração de funcionários e educadores da Secretaria de Educação de Macaé vem aumentando por meio de iniciativas culturais e voluntárias. Além do projeto “Minha Escola Querida”, o “Terça com Arte” tem revelado talentos e tornado o horário de almoço do setor cada vez mais animado. Nesta terça-feira (25) foi a vez da professora Marise Gonçalves demonstrar seus dotes artísticos em canções de Adriana Calcanhoto, Marisa Monte e Ana Carolina.

O projeto da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte consiste em apresentações mensais de artistas, também amadores, que atuem preferencialmente na rede municipal de ensino, ou de estudantes. Os funcionários cantaram várias músicas acompanhando a professora e a aplaudiam a cada canção.

“A proposta também é harmonizar o ambiente”, explica a subsecretária Conceição de Maria Rosa. “A área de Educação tem uma demanda muito grande, o que pode deixar o ambiente bastante burocrático. Mas para ser educador é preciso também se desamarrar, desprender-se, por isso propomos este momento”, completou.

Mariese Gonçalves, que estréia o projeto, começou a tocar e a cantar na adolescência, quando era muito tímida. Professora de inglês no Wolfango Ferreira desde 2002, ela leva a música para suas aulas, traduzindo letras em inglês, as interpretando e as aproximando das vivências de seus alunos. “Trabalhando a razão, mas também a emoção através da arte, unindo educação e arte atendemos a pessoa como um todo”, observa Marise.

A idéia foi aprovada pelo público presente ao primeiro “Terça com Arte”. “Descontrai. As pessoas conversam mais. Foi muito bom”, disse Wanir Menezes. “Adorei”, acrescentou a também funcionária Solange Coelho. A subsecretaria já iniciou o cadastramento de talentos artísticos da Educação. Os interessados em participar voluntariamente do projeto podem se inscrever na Secretaria de Educação durante o horário comercial.