Secretaria de Educação prossegue com palestras sobre Africanidade

16/11/2009 10:58:36 - Jornalista: Joice Trindade

As palestras do projeto Africanidade continuam nas escolas da rede municipal de ensino de Macaé. O objetivo da programação é integrar alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) conhecimentos e reflexões sobre a identidade, tradição, religiosidade e cultura do negro no país.

No próximo dia 23, a palestra será realizada no Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, no distrito do Frade. Já no dia 24, será a vez do Ciep 455 Municipalizado Maringá, no Campo do Oeste. As atividades serão realizadas a partir das 19h.

Este ano, as palestras - que já aconteceram em sete unidades - vão se estender a mais cinco escolas até o final do semestre letivo. O projeto Africanidade é desenvolvido pela Secretaria de Educação, que atua conforme a previsão da Lei 10.639/03 destinada à inserção da disciplina da História da
África e Cultura Afro-Brasileira nas unidades de ensino.

De acordo com a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Leila Clemente, a programação está sendo muito bem recebida nas unidades de ensino. “Todos os alunos da Eja que participam da palestra se mostram interessados na temática sobre a África, que é apresentada na programação”, salientou.

As palestras ministradas no projeto enfocam o assunto “A História da África e Cultura Afro-Brasileira”. A temática é proferida pelo professor e pós-graduado em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora, Jorge Luís Rodrigues.
Para a secretária de Educação, Marilena Garcia, a intenção do projeto Africanidade está sendo alcançada. “A Secretaria está conseguindo resgatar e disseminar a cultura afro baseada na lei 10.639-03”, disse

A secretária de Educação pontuou também que a Secretaria de Educação (Semed) também oferece gratuitamente o curso de pós-graduação em “O em Afrocartografias: Marcas da África na Travessia do Atlântico. O curso, direcionado a profissionais da rede municipal de ensino, é ministrado na Cidade Universitária.

A partir desta segunda-feira (16) acontece a Semana da África. A programação se estende até sexta-feira (18) na Cidade Universitária, das 9h às 17h. O tema do evento, que faz parte do calendário escolar, será Identidade Negra. A Semana será aberta aos estudantes do município e ao público em geral.