Secretaria de Educação Retoma Programa Saúde do Escolar

13/05/2005 17:48:00 - Jornalista: César Dussac

A Secretaria Municipal de Educação retomou o Programa Saúde do Escolar, realizado em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde. Nesta sexta-feira (13), a Secretária Milmar Pinheiro, acompanhada da coordenadora do Programa, professora Solange Coelho de Assis, fez a entrega em seu gabinete, de dois pares de óculos a alunos da rede municipal de ensino.

Milmar Pinheiro é consciente da importância do Programa para o atendimento a alunos carentes. “A UNESCO, há algumas décadas, já havia constatado, em países em desenvolvimento, o baixo índice de rendimento escolar de alunos portadores de problemas oftalmológicos, quando passou a recomendar que tais países atentassem para o problema. É o que fazemos em nosso município, segundo orientação da atual administração”, observou.

A professora Solange ressaltou que, em Macaé, quando os alunos da rede municipal de ensino apresentam baixo rendimento, os professores procuram detectar as causas. “Quando se trata de algum problema físico, a escola faz o encaminhamento às unidades de saúde. No caso de problema oftalmológico, o aluno apresenta a receita à Secretaria de Educação e recebe a autorização para se dirigir à ótica e confeccionar seus óculos. É o caso desses dois alunos aqui presentes. A partir do uso dos óculos, a escola faz o acompanhamento do aluno para aferir seu rendimento”, concluiu.

Valdeni Alves, aluno do curso de alfabetização de adultos da escola Municipal da Aroeira, solicitou os óculos segunda-feira (08). “Tinha dificuldade de estudar, devido à falta de óculos. Agora, vai dar tudo certo”, afirmou. A mãe de Marcos André Silva Souza, de 08 anos, Nélida Silva Souza, alegou que seu filho sentia muitas dores de cabeça e que ela não tinha como comprar os óculos para ele.