Secretária de Educação se reúne com equipe

07/01/2009 08:57:52 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Marilena falou da importância da união por Macaé

Um dia após ter sido nomeada pelo prefeito Riverton Mussi, a secretária de Educação, de Macaé, a vice-prefeita Marilena Garcia, iniciou os trabalhos nesta terça-feira (6) se apresentando e conhecendo a equipe de funcionários da secretaria. Com o auditório lotado de servidoras, a pedagoga formada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), falou sobre o desafio dos educadores diante do perfil sócio-econômico do município.

- Os três pilares da educação foram priorizados no primeiro governo Riverton: ensino básico, profissionalizante e superior. A educação está unificada para cumprir os compromissos com firmados no programa de governo. Temos muito trabalho e a palavra de ordem é a união por Macaé, disse Marilena Garcia, que após a apresentação seguiu para uma reunião no gabinete da secretaria com o prefeito Riverton Mussi e a ex-secretária, Milmar Pinheiro.

Os nomes dos sub-secretários de educação não foram anunciados, no entanto os trabalhos de transição interna começaram. Aluna no curso de Formação de Liderança Política da Federação Democrática Internacional de Mulheres em Cuba (FEDIM), Marilena contou um pouco de sua trajetória, relembrando os anos em que foi professora de Fundamentos da Educação do Colégio Estadual Luiz Reid. "Muitas professoras municipais foram minhas alunas", destacou.

A prioridade de trabalho no momento é estruturar as escolas para o início do ano letivo, já que a procura pelas vagas na rede municipal de ensino este ano ultrapassou as expectativas. A maior procura foi para as turmas de creche e Educação Infantil. A divulgação do resultado da pré-matrícula será de 13 a 16 de janeiro, no local onde foi feita à inscrição. As matrículas começam no próximo dia 19, nas próprias escolas.

Para ingressar nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a criança deve ter idade mínima de dois anos (turmas de Maternal), e para o primeiro ano do Ensino Fundamental, a idade mínima é de seis anos. As regras para iniciar a vida letiva na rede municipal de ensino foram definidas pela portaria 05/2008.