Secretária de Estado de Assistência Social visita Macaé

03/09/2008 18:55:55 - Jornalista: Cesar Dussac

A secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a ex-ministra Benedita da Silva, foi recebida pelo chefe do Executivo em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (3). Na ocasião, a prefeitura ofereceu ao estado o Clube Ypiranga – que a prefeitura está desapropriando - para abrigar o Centro de Referência da Juventude (CRJ), uma das políticas sociais do governo do estado.

No auditório do Paço a secretária assistiu à apresentação de um balanço geral das ações sociais da atual administração, feito pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira. Crianças do Peti de Macaé cantaram na abertura do evento.

O CRJ vai oferecer aos jovens atividades culturais e artísticas, prática de esportes, qualificação profissional, segundo as demandas que serão levantadas pela equipe da secretaria de estado.

O secretário discorreu sobre todas as ações sociais que atendem às demandas da população, incluindo-se os programas em parceria com os Governos Estadual e Federal, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), co-financiado pelo Governo do Estado, e Programa de Atenção Integral à Família (Paif), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal, do qual faz parte o Fome Zero.

Benedita afirmou que Macaé foi o primeiro município do Estado que cedeu espaço para a implantação do Centro de Referência da Juventude. “A verba para implantação dos CRJ vai sair em 2009, mas já vou adiantar ao governador Sérgio Cabral os avanços obtidos em conversa com o prefeito de Macaé. Diante da parceria com o Estado e o Governo Federal, vou pedir às duas instâncias mais recursos para o município e benefícios para as mais de 10 mil famílias que ficaram de fora do Fome Zero, devido ao alto PIB (Produto Interno Bruto) do município. Conforme o secretário Jorge Tavares mencionou, o Programa de Renda Mínima –do Senador Eduardo Suplicy, poderá atender a essa parcela da população, que não pode ser atendida pelo Fome Zero”, afirmou.

A secretária de Estado reafirmou seu amor a Macaé, viúva que é de um macaense, seu primeiro marido, pai de seus únicos filhos, e que residem na cidade. Benedita disse que viu uma cidade diferente, não apenas pela projeção de um vídeo, mas que constatou as grandes modificações em suas andanças pela cidade. Ao finalizar, colocou-se integralmente à disposição do município para reivindicações ao Governo do Estado e ao Governo Federal.