Secretaria de Indústria e Comércio discute com a sociedade modelos de gestão econômica

26/06/2007 17:31:04 - Jornalista: Simone Noronha

A Secretaria de Indústria e Comércio de Macaé está criando um Comitê Interdisciplinar e um Conselho Econômico para discutir com a comunidade modelos de gestão econômica para o município. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, o principal objetivo é promover o desenvolvimento sustentável de Macaé de maneira integrada com os municípios vizinhos.

- Por orientação do prefeito Riverton Mussi, estamos criando o Comitê Econômico Interdisciplinar que vai contar com a participação das secretarias envolvidas no processo e dos setores econômicos do município. Já o Conselho Econômico vai reunir sugestões para trazer cada vez mais desenvolvimento para Macaé. As sugestões serão colhidas junto aos vereadores, lideranças empresariais, instituições e sociedade civil organizada, explicou o secretário.

O Comitê e o Conselho são frutos do trabalho iniciado com a criação da secretaria, em 2005, que teve como desafio inicial promover a aproximação da prefeitura com as entidades empresariais do município, como Associação Comercial e Industrial (Acim), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Rede Petro.

- Nesta aproximação, todos foram unânimes em deixar de lado as questões pessoais para um bem comum. A partir daí, surgiram projetos novos que estão ajudando a desenvolver a economia local, como a criação de novas feiras no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), programas de capacitação profissional, missões nacionais e internacionais e discussões sobre o Pólo Industrial, que já teve o sinal verde da Câmara, diz Gurgel.

Além disso, a secretaria tem atuado junto ao empresariado local identificando a necessidade de cada setor. No setor de Serviços, por exemplo, o secretário Alexandre Gurgel está acompanhando as obras de melhorias de acesso aos condomínios industriais próximo ao Parque de Tubos e a construção da Avenida Industrial, que vai melhorar o trânsito na cidade.

- Por orientação do prefeito, estamos acompanhando as necessidades do empresariado local de perto, analisando também que tipo de medidas podem ser tomadas para fortalecer a economia em seu arranjo produtivo. Estamos preocupados com as diferentes ofertas disponíveis da região para ocupação industrial e a discriminação da cidade pela chamada Lei Rosinha, que deixou Macaé de fora no desconto do ICMS dado a toda a região. Por isso ações em conjunto como o Comitê e o Conselho Econômico são tão importantes neste momento. Nossa intenção é encontrarmos soluções para o desenvolvimento local, afirmou o secretário.