Secretaria de Meio Ambiente desenvolve ações no Sana

29/09/2008 14:58:24 - Jornalista: Liliane Barboza

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) de Macaé vai implantar no mês de outubro, a pedido da Associação dos Moradores da Cabeceira do Sana, um projeto de palestras sobre Meio Ambiente. De acordo com informações do secretário Márcio Galardo, entre os assuntos abordados, estão Área de Proteção Ambiental (APA); Área de Proteção Permanente (APP) e Legislação Ambiental.

- A secretaria vem mostrando essa preocupação em conscientizar a comunidade do Sana, sobre a importância da preservação das nossas matas e rios. É interessante também, envolver os visitantes nessa luta. Para isso, vamos disponibilizar os técnicos da secretaria que são altamente capacitados para falar sobre o assunto, acrescentou o secretário.
Galardo informou ainda que serão implementadas ações de monitoramento das cachoeiras, portal na entrada das cachoeiras, programas de coleta de resíduos, educação ambiental para rede hoteleira, comércio varejista e produtores rurais. Será feito também o fortalecimento da fiscalização preventiva, que tem como caráter principal orientar.
Outro trabalho realizado no distrito que conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente é a monotoria ambiental. De acordo com a coordenadora ambiental Márcia Protetti, o projeto conta com a participação de 12 pessoas da comunidade.
Márcia explica que a monitoria ambiental trabalha junto com o projeto "Guardiões de Mudas". De acordo com ela, o objetivo principal é incentivar a criação de pequenos hortos no Sana.
- Nos últimos quatro anos, o projeto produziu 12 mil mudas e pesquisou 170 espécies no Sana que são predominantemente da Mata Atlântica. Agora, a nossa intenção é produzir plantas ornamentais, para que possamos fazer pequenos jardins, ou seja, trabalhar o aspecto paisagístico de alguns pontos do distrito, explicou.
Márcia Protetti conta ainda que no ano passado, o grupo foi responsável pelo trabalho de plantio de mudas realizado na faixa marginal do Rio Sana. A ação segundo ela, envolveu na ocasião, crianças do Colégio Municipal.
- Além disso, nós realizamos o trabalho de plantio de três mil mudas no novo colégio. Podemos dizer que esse trabalho deu muito certo, orgulha-se, lembrando que será plantadas ainda outras três mil mudas no entorno do novo colégio do Sana.
Outro projeto implementado pelo grupo é focado principalmente nas crianças. Márcia explica que o projeto "Folhinha vai Folhinha vem", tem o objetivo de desenvolver a cultura ecológica. "As crianças aprendem desde cedo de como preservar o meio ambiente", enfatizou a coordenadora.
Um dos problemas enfrentados pelos moradores do Sana, segundo Márcia Protetti era com a falta de água. No entanto, com a intervenção da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, o problema foi solucionado.
A monitoria ambiental também desenvolve o projeto "Nenhuma paisagem resiste ao lixo". Márcia Protetti explica que a intenção foi o de mudar a logística da coleta domiciliar de resíduos.

- Antes o lixo era depositado em latões. Agora a coleta é realizada de casa em casa, contando é claro com o apoio da empresa Limpatec. Nós estamos realizando também, semanalmente o trabalho de recolhimento de lixo nas estradas. Já recolhemos uma caminhonete cheia de resíduos. Em uma outra ação no Rio Sana, recolhemos uma tonelada de materiais. Eram garrafas pets, pedaços de sofás, sandálias, entre outros objetos. Acreditamos que com essas ações, o fim de semana do Sana mudou, está mais limpo, ressaltou.