Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre abelhas

29/10/2008 15:09:15 - Jornalista: Liliane Barboza

Uma equipe da Coordenadoria de Resíduos e Pragas Urbanas da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) esteve na manhã desta quarta-feira (29) no Sesi para ministrar uma palestra sobre abelhas. De acordo com informações da bióloga Márcia Faustino, o objetivo principal foi mostrar para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental as principais características, desses insetos que a cada dia podem ser encontrados em maior número na zona urbana de Macaé.

Durante a palestra, a bióloga mostrou para os alunos como as abelhas se desenvolvem. “Um ovo demora em média três dias para se desenvolver; a larva, seis dias e a metamoforse acontece entre seis a 15 dias”, explicou Márcia Faustino. Ela lembrou ainda que as abelhas são insetos que vivem em sociedade e cada uma tem a sua função. Segundo a bióloga, a abelha rainha tem a função de colocar os ovos, os zangões, fecundam as abelhas, e já as operárias podem cumprir diversas funções.

Outra função importante das abelhas para o meio ambiente, de acordo com Márcia, é ajudar na reprodução das plantas. “Além disso, os insetos são importantes na produção de produtos, como própolis, geléia real e apitoxina (veneno da abelha utilizado no combate do reumatismo e artrose)”, destacou.

Márcia Fautino explicou também a origem das abelhas africanizadas. De acordo com ela, os insetos foram trazidos no ano de 1956 para o Brasil, pois os apicultores na época acreditavam que o clima do país era propício. “Foi nesta época que houve o cruzamento entre as espécies africana e européia, que resultou na espécie africanizada. Elas são mais agressivas e resistentes”, ensinou.

A bióloga explicou ainda que em função do desmatamento as abelhas habitam cada vez mais os centros urbanos. “Caso elas estejam irritadas, as abelhas podem causar danos ao homem, levando-os à morte e também animais”, alertou. A palestra ministrada pela equipe da Secretaria contou também com a participação do apicultor Renato Nazareno, mais conhecido como Lenon. As crianças tiveram a oportunidade de ver de perto uma abelha africanizada, bem como uma colméia.

Projeto incentiva contato com a natureza e animais

A professora das disciplinas de matemática e ciências do Sesi, Cláudia Lima, disse que a palestra faz parte de um projeto da escola que teve início este ano. “É muito importante para os alunos a oportunidade de conhecer de perto e na prática o que é ensinado na sala de aula”, afirmou.

A outra professora das crianças, Regina Stutz, das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia, explica que com as informações adquiridas durante a palestra, os alunos poderão apresentar o projeto deles sobre abelhas com mais consistência, na cidade de Penedo, no final do mês de novembro.

A aluna Eduarda Macedo conta que gostou muito da palestra. Para ela, o que chamou mais a atenção foi a informação de como as abelhas produzem o mel. “Nunca tinha visto uma colméia . Não tinha nem idéia”, disse, encantada.

Já a aluna Thuany Domingos gostou de saber por qual motivo existem mais abelhas na zona urbana. “O homem está causando muitos desmatamentos é por isso que os insetos vêm para a cidade”, lamentou.