Secretaria de Meio Ambiente promove ação conjunta de fiscalização

29/01/2009 09:59:13 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

No bairro da Ajuda, ao lado do Terminal Rodoviário, a equipe flagrou um ponto de extração ilegal de areola

Equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Macaé, com apoio da Secretaria de Ordem Pública e das polícias Federal e Florestal, participaram nesta quarta-feira (28) de uma ação em vários pontos do município verificando denúncias. No bairro da Ajuda, ao lado do Terminal Rodoviário, a equipe flagrou um ponto de extração ilegal de areola.

No local, um carroceiro retirava do terreno – pertencente ao município – o material. Ele foi autuado e multado em 4.800 URMs, algo em torno de R$ 10 mil. Mais uma vez, a participação da comunidade acionando as autoridades foi fundamental para o sucesso da operação.

- As denúncias nos ajudam a nortear as ações de fiscalização e repressão e impedem que mais crimes desta natureza ocorram em nosso município, disse o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, que aposta na parceria com associações de moradores para que o trabalho ganhe mais abrangência e força em Macaé. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da secretaria – 2762-4802.

A atividade do carroceiro naquela área foi citada como exemplo dos impactos que estes crimes podem provocar para a sociedade. “Na cratera criada pela retirada da areola, poças d’água se formaram o que constitui, por exemplo, risco iminente para a proliferação de mosquitos, inclusive, o Aedes aegyt – transmissor da dengue”, informou o sargento Vianna, que chefiou a equipe da Polícia Florestal que acompanhou todo o trabalho.

O carroceiro foi autuado com base no artigo 55 da lei 9.605/98 por extração de substância mineral sem permissão das autoridades ambientais e teve também a carroça apreendida. De acordo com Vaz, o trabalho de fiscalização será intensificado pela secretaria, por determinação do prefeito Riverton Mussi.